_Câmeras

[Hands-on] Sony NEX-3N: a pequena câmera de lentes intercambiáveis

A mais recente iteração da enorme linha de câmeras Sony NEX com lentes intercambiáveis é a NEX-3N. Custando US$ 500 com uma lente kit, esta câmera é a aposta da Sony no low-end: pessoas que querem algo melhor que um smartphone ou point-and-shoot para tirar fotos. Tivemos a chance de brincar com ela no Museu de […]

A mais recente iteração da enorme linha de câmeras Sony NEX com lentes intercambiáveis é a NEX-3N. Custando US$ 500 com uma lente kit, esta câmera é a aposta da Sony no low-end: pessoas que querem algo melhor que um smartphone ou point-and-shoot para tirar fotos.

Tivemos a chance de brincar com ela no Museu de História Natural de Nova York. Nossas primeiras impressões? Ela é adorável.

A NEX-3N é a substituta da NEX-F3, e tem o mesmo sensor APS-C de 16 megapixels, mas em um corpo menor e mais leve. E nossa, a câmera é pequena, muito pequena. Este é o grande destaque da NEX-3N, já que muitos dos recursos – (boa) qualidade da imagem e foco automático (decente) – são os mesmos.

Qual é a diferença? Para começar, o LCD tem 460.000 pontos em vez dos 921.600 em outros modelos NEX. Não é legal, mas isso garante que a bateria dure mais do que na F3. Outras diferenças internas são mínimas, como um modo contínuo levemente mais lento – 4 fps versus 5,5 fps na F3. Nada demais.

A 3N tem uma boa pegada, apesar do seu tamanho pequeno. Os lados são finos, mas grandes o suficiente para encaixar a mão. Os botões parecem familiares e totalmente adequados. A adição de um controlador de zoom no corpo da câmera – raro em câmeras de lente intercambiável – funcionou bem e não atrapalhou, mas ainda faz mais sentido usar o da lente.

Assim como em muitas câmeras mirrorless de baixo custo, muito depende da lente. A Sony equipou a NEX-3N com uma lente 16-50mm f/3.5-5.6, mas ela não vai produzir as fotos mais nítidas que você conseguiria com modelos mais caros. Você deve sempre se preparar para investir em mais lentes, porque comprar uma câmera com lentes intercambiáveis e só usar a lente que a acompanha não faz muito sentido.

A cada novo modelo de câmera NEX, a Sony costuma adicionar uma ou outra função, para assim tentar capturar alguma parte aparentemente não-explorada no mercado de câmeras. Perda de tempo? Talvez! Mas pelo menos isso nos dá escolhas. E se você escolher a NEX-3N, provavelmente será por causa do seu tamanho e preço.

Fotos de teste:

Sair da versão mobile