O Windows 8 inaugurou uma era de híbridos: laptops que se dobram para virar algo a mais. Alguns têm conceitos interessantes, como o Lenovo Yoga; outros são bem estranhos, como o Acer Aspire R7. A Sony fica no meio-termo ao entrar na onda e lançar seu híbrido “dobrável”: o Vaio Fit.

São três modelos, de 13, 14 e 15 polegadas. É um dispositivo curioso: vira “tablet”, laptop e tela. Como? Basicamente, ele tem uma articulação extra atrás da tela, como você vê acima.

Funciona assim: abra o laptop, e pressione o botão “Release”.

SONY DSC

 

Depois empurre a parte superior da tela; agora ela está do outro lado. Este é o modo “visualização”, para exibir apresentações e coisas do tipo.

SONY DSC

 

Agora feche o Vaio Fit. A tela fica para fora, e você pode manuseá-la como um tablet. Ela fica inclinada por causa da articulação a mais.

SONY DSC

 

No entanto, ele é um pouco desconfortável de se segurar no modo tablet. Primeiro, porque ele já é pesado na versão de 13″ (1,18 kg), e ainda mais nas de 14″ (1,90 kg) e 15″ (2,09 kg).

SONY DSC

 

Segundo, porque há uma borda de metal na traseira que você precisa segurar. Ela é um pouco afiada e ruim de pegar por muito tempo. Na traseira, além das bordas metálicas, há uma textura emborrachada boa de segurar.

SONY DSC

A tampa, por sua vez, é feita de alumínio e parece ser resistente, mas não é muito bonita ao vivo.

Também há um teclado retroiluminado, confortável de se digitar, e o trackpad é espaçoso e funcionou bem. A touchscreen Full-HD, que usa tecnologia Triluminos, é ágil em responder aos comandos. (No modelo de 15 polegadas, você pode escolher uma resolução de 2880 x 1620 pixels, com saída de vídeo 4K e chip gráfico da Nvidia.)

O Vaio Fit também acompanha uma caneta stylus com dois botões: um para clicar com o botão direito; e outro para selecionar conteúdo. Ela funciona com apps da Sony para desenho e notas à mão, e a Adobe vai atualizar o Photoshop e Illustrator para incluir, ainda este ano, suporte à diferentes pressões usando esta caneta.

Quanto às configurações, temos um máximo de Intel Core i7 da geração atual com até 8 GB de RAM (16 GB no modelo maior). Também há uma câmera Exmor RS de 8 megapixels.

O Vaio Fit estreia no quarto trimestre, ainda sem preço definido.

O Gizmodo Brasil viajou para Berlim a convite da TP Vision.