_Eletrônicos

Hands on: Samsung Omnia

O Gadget: Samsung OMNIA Preço: R$ 1.800 (pré-pago) Veredito: O OMINIA é um aparelho completo. Tem o hardware que se pode esperar em um smartphone top de linha, entretanto, perde pela interface lenta. É melhor do que eu esperava, mas ainda falta uma boa caminhada para ser um touch tão fácil de usar quanto o iPhone, principalmente em termos de resposta da tela e velocidade geral do sistema.

O Gadget: Samsung OMNIA

Preço: R$ 1.800 (pré-pago)

Veredito: O OMINIA é um aparelho completo. Tem o hardware que se pode esperar em um smartphone top de linha, entretanto, perde pela interface lenta. É melhor do que eu esperava, mas ainda falta uma boa caminhada para ser um touch tão fácil de usar quanto o iPhone, principalmente em termos de resposta da tela e velocidade geral do sistema.

O celular tem uma construção muito boa, com algumas partes em metal e um tamanho e peso bastante razoável, sendo um pouco menor do que o meu iPod Touch, com um peso  bem semelhante. O OMNIA utiliza o Windows Mobile 6.1 Professional, onde foi adicionada a interface ‘TouchWiz’,  onde vários widgets (previsão do tempo, relógio, player de música etc) podem ser arrastados com o dedo, permitindo ao usuário organizar a tela do smartphone de forma original, bem como facilitando o acesso aos programas e reduzindo o uso da stylus. Ele tem um pequeno mouse óptico, comandado por um mousepad localizado na parte inferior do aparelho. Não é muito fácil de usar no começo, mas com um pouco de treino vira uma alternativa boa de comando (além de não sujar a tela com várias impressões digitais).

A interface melhora um pouco a usabilidade do sistema operacional Windows Mobile, que é lento demais. Infelizmente, em alguns momentos não é possível usar os dedos, e o stylus ou o mouse viram essenciais. Talvez com muito treino seja possível acertar comandos com os dedos, mas em uma semana eu não consegui.

O acelerômetro dele é muito rápido, possui vários efeitos de transição de tela muito bacanas, além da funcionalidade nativa muito conhecida dos usuários do Nokia N95, de silenciar o aparelho ao deixá-lo sobre a mesa com a tela virada para baixo.

Diferente dos outros smartphones com Stylus, a do Omnia não fica escondida em alguma parte do telefone. Ela fica pendurada do lado de fora do aparelho. Isso é certamente uma das piores idéias de design dos últimos tempos. O stylus fica batendo e riscando o aparelho, principalmente quando você coloca o celular no bolso. Por isso, resolvi dispensar o stylus durante os testes. Se eu tivesse um, não usaria a canetinha de jeito nenhum. Ainda bem que o Omnia dá essa autoridade ao usuário, já que ainda é possível usar tanto o mouse como os dedos para operar o telefone.

Em linhas gerais, após o período de adaptação da interface, foi fácil mexer no Omnia. Até digitar textos é fácil, graças ao teclado virtual com um tamanho maior do que o tradicional. Com o treino, as coisas ficam um pouco melhores do que parecem. Mas comparado ao iPhone, o sistema é ainda é muito lento e o tempo de resposta da tela é ruim, mesmo com um hardware poderoso e completo.

Um dos diferenciais legais do Omnia é a câmera de 5 megapixels com capacidade de gravação de vídeos. Tem foco automático, flash led, estabilizador de imagem e detector de sorrisos e rostos para melhorar a qualidade das fotografias, contando ainda com o modo paisagem. Tanto os vídeos como as fotos (principalmente a macro) apresentaram um resultado muito bom. Entretanto, os aparelhos com lentes Carl Zeiss parecem ter qualidade ligeiramente superior.

O GPS funcionou muito bem como navegador e também para o posicionamento global das fotos tiradas pela câmera, mas o aparelho não possui um programa para navegação com comandos de voz, sendo entregue somente com o Google Maps.

A conectividade é um ponto forte deste smartphone, sendo que ele trabalha em 7.2Mbps HSDPA, Wi-Fi, porta USB, rádio FM com RDS e Bluetooth com perfil A2DP, ou seja muitas opções que alguns aparelhos concorrentes não possuem. E também tem saída de TV.

O aparelho tem memória interna de 8 GB e permite ainda a expansão através de cartões de memória microSD, onde é possível armazenar músicas e vídeos em diversos formatos, incluindo DivX, H.264 ou xvid que pode ser assistidos na TV da sala, graças a uma saída específica para essa função.

A bateria suportou um bom tempo de testes, utilizando o bluetooth, WiFi, USB, rádio e  MP3, entretanto foi necessário desconectar os fones de ouvido para carregar o aparelho, o que é uma grande falha. A porta de conexão dos fones e cabos é fechada com uma pequena tampa, que parece frágil. Pode ser complicado deixar o telefone no bolso, com o fone de ouvido plugado.

Pro:

Contra:

[Rodrigo Toledo]

Especificações técnicas (direto da Samsung)

– Dimensões: 116 x 56.9 x 12.5 mm /125g
– Tecnologia: EDGE + 3.5G HSDPA 7.2Mbps
– Bandas: 850, 900, 1800, 1900 e 2100 MHz
– Microsoft Windows Mobile 6.1 Professional
– Display: 3.2” WQVGA TFT LCD de 262 mil cores (240 x 400)
– Câmera fotográfica com resolução de 5 megapixels (flash, auto-foco, macro e panorâmica)
– Face detection & Smile shot / WDR (Wide Dynamic Range)
– GPS / Geo-tagging
– Rádio FM com RDS
– Conectividade: Bluetooth 2.0, USB 2.0, Wi-Fi
– Mouse óptico
– Caneta Stylus
– Music Player: MP3/ AAC/ AAC+/ WMA/ OGG/ AMR
– Video Player: DivX / XviD / H.263 / H.264 / WMV / MP4
– Gravação de Vídeo (VGA)
– Edição de Vídeo: Trim, dublagem de áudio, adição de legendas, Captura de foto baseada em vídeo
– SMS / MMS Vídeo / e-mail
– Java 2.0 / WAP 2.0
– Modo Off-line
– Viva-Voz
– MS Office Document Viewer and Reader, Advanced PIM Apps, Push Email
– Auto-Rotação
– TV Output – cabo de conexão com TV e projetor
– Bateria: 1440 mAh (6 horas de conversação; 480 horas em stand by)
– Memória interna de 8GB expansível por cartão microSD
– Capacidade máxima de memória: microSDHC™ até 16GB
– Kit básico inclui além do aparelho, bateria, fone de ouvido estéreo, adaptador de áudio P2, cabo de dados USB, cabo de saída de vídeo para TV/projetor, caneta stylus, capa de couro e CD de instalação.

Sair da versão mobile