Depois que a biografia de Steve Jobs revelou pistas de um televisor feito pela Apple, todos assumiram que a Apple (HD)TV pode estar chegando. Agora o confiável Nick Bilton, do New York Times, diz que ela com certeza está chegando. E já existem protótipos por aí.

Bilton cita seus contatos internos na Apple e fornecedoras para dizer que grandes partes de protótipo já foram vistas na empresa, mas especula que a Apple está esperando o preço dos painéis cair antes de fabricar uma TV superfina, que corresponda ao design do MacBook Air e iPad. Hoje, ela seria cara demais para se fabricar, porque ela exige mais que uma LCD bonita: ela deve usar o Siri.

É coisa de ficção científica. Você senta no sofá e em vez de usar vários controles ou fazer gestos pra TV, você fala: “Quero ver o último episódio de House.” “Quais as notícias do dia?” “Toque videoclipes do Coldplay.” E o Siri faz o resto. Claro, isso precisa ser aperfeiçoado ou acabamos como Jack Donaghy na série 30 Rock, que criou uma TV que responde a todo comando de voz – ele fala “merda” e a TV muda para “Keeping Up With The Kardashians”:

Mas suponha que dê certo. Nesse caso, o Siri acaba com o controle remoto. O Siri é o controle remoto. A Apple já mostrou desdém pelo controle da Apple TV, reduzindo-o ao mínimo. Ele é um periférico pequeno e muito bonito, e completamente funcional, mas mostra o que já sabemos: a Apple odeia botões. E nada promete um futuro sem botões mais do que uma TV que sempre escuta você. Obviamente, isso vai exigir uma versão do Siri mais sofisticada que a presente no iPhone 4S, mas para uma TV que deve chegar em um ano ou dois, tudo bem. O que antes parecia estúpido e impossível agora soa brilhante e inevitável. [New York Times]