por Daniel Junqueira

Jogos de cartas existem há anos e não é fácil criar algo que faça com que eles sejam muito diferentes uns dos outros. Hearthstone é, em sua essência, um novo tipo de Magic: The Gathering: você tem um baralho com diferentes tipos de cartas e precisa saber usá-las na melhor hora possível para vencer o seu adversário.

A Blizzard quer levar algo diferente a esse universo e a nova expansão de Hearhtstone, A Liga dos Exploradores, lançada hoje (12), é esse “diferente”. Em vez de simplesmente esmagar seu adversário até que ele não tenha mais pontos de vida disponíveis, você precisa sobreviver.

A Liga dos Exploradores foi anunciada durante a Blizzcon 2015 e é algo ousado para o jogo não apenas por ter uma abordagem diferente do que os jogadores de Hearthstone estão acostumados (falaremos sobre o novo modo adiante).

A aventura também marca a primeira tentativa do jogo de se “afastar” de World of Warcraft – Maldição de Naxxramas e Montanha Rocha Negra eram baseadas em elementos conhecidos dos jogadores do MMORPG da Blizzard. “As pessoas sabiam o que esperar porque conheciam os chefes, as histórias que estavam sendo contadas”, explicou Ben Thompson, diretor de arte do jogo ao Gizmodo. Agora é diferente.

Quase um modo survival


Em A Liga dos Exploradores, você ajuda os quatro membros da tal Liga na busca pelo Staff of Origination. E você vai precisar encarar calabouços e templos em busca do tesouro, em uma espécie de modo survival para o jogo de cartas.

Na aventura, a batalha é contra o cenário – ele não tem um deck, e sim armadilhas que são ativadas com o passar das rodadas. No estágio disponível para demonstração, o objetivo era fugir de uma caverna em dez turnos. Essa caverna contava uma história: a cada novo turno, algo novo acontecia com o cenário –como aparecer uma bola gigante estilo Indiana Jones que esmaga todos os seus lacaios, ou então o jogador chega a um lugar em que precisa tomar uma decisão.

Essas opções de decisões aparecem na tela e a consequência é meio aleatória. Em certo momento, você precisa escolher entre perder 5 de HP ou tentar não perder nada (mas com o risco de perder 10 em vez de 5). Em outro, enquanto o seu personagem avança, ele pode encontrar uma estátua, por exemplo, e escolher entre tocá-la ou fugir – dependendo do que você fizer, ela pode simplesmente desaparecer do seu caminho ou se tornar uma carta adversária com 10 de ataque e 10 de defesa.

O que também pode acontecer é o teto cair e atingir todas as cartas que estão na mesa, o que pode eliminar todos os lacaios que estão em ação.

Eu realmente gostei bastante desse modo e joguei algumas boas vezes, tendo saído vencedor em algumas, e sendo vencido em outras. Vai muito além de simplesmente disputar uma partidinha com outra pessoa, você tem um desafio a cumprir e segue uma narrativa – nada elaborado, mas que se encaixa muito bem no conceito de jogo de cartas.

Como as novas cartas podem mudar o jogo

ligadosexploradores-2

Tanto Thompson quanto o designer Dean Ayala estão empolgados para ver como o novo modo vai alterar a forma como os jogadores encaram Hearthstone – principalmente devido à adição de 45 novas cartas. “45 cartas é muito mais do que já tínhamos feito para as outras aventuras, mas é um número que parece certo para essa aventura específica”, explicou Ayala.

Mas A Liga dos Exploradores não simplesmente enfia 45 novas cartas no meio de todas as outras que já existiam no jogo. A expansão adiciona novas funcionalidades para elas, como algumas marcadas como “Discover” (ou descoberta, como será chamado em português). “Quando você joga uma carta que tem discover, você é apresentado a três novas cartas e pode escolher uma delas. Essas cartas vêm de fora do seu deck, e podem ser tanto lacaios ou alguma classe para o herói, substituindo o poder especial”, contou Thompson.

“É um componente bem interessante para nós porque, apesar de envolver aleatoriedade, ainda é algo que depende bastante das habilidades do próprio jogador”, continuou. “Você precisa saber bastante sobre o tipo de deck que está usando, precisa saber do que precisa naquele momento, ou o que está esperando conseguir, se preferir guardar para usar uma carta mais cara adiante.” O bom uso do recurso descoberta pode, portanto, mudar completamente o jogo, se você souber bem o que está fazendo.

A Liga dos Exploradores, nova expansão de Hearthstone, já está disponível para todas as plataformas em que Hearthstone está disponível – você pode adquirir a aventura dentro do próprio jogo.

O Gizmodo Brasil viajou a Anaheim, nos EUA, a convite da Blizzard.