_Netflix

Hellbound x Round 6: semelhanças e diferenças entre as populares séries coreanas

Uma comparação entre os dois fenômenos de audiência vindos da Coreia do Sul

Hellbound – Profecia do Inferno

O sucesso foi meteórico! Lançada na última sexta-feira (19), a série sul-coreana Hellbound: Profecia do Inferno já tem mais de 43 milhões de horas visualizadas no mundo segundo o site Netflix Top 10 .

A partir dessa estreia estrondosa, se tornou inevitável comparar Hellbound com outro mega sucesso produzido na Coreia do Sul e com alta carga dramática, o Round 6, maior hit da história da Netflix.

Vamos agora comparar as duas séries e ver onde são parecidas e onde diferem. Confira:

Sucesso imediato

Imagem: Netflix

Round 6 foi lançado em setembro, mas explodiu como fenômeno após algumas semanas, enquanto Hellbound não tem nem uma semana e já está no top 10 em 71 países (via Top10 Netflix).

Não é de agora que as produções sul-coreanas dominam o ocidente. Algumas novelas (ou doramas como são conhecidas) tiveram grande procura nos últimos tempos. Vide o caso de Parasita, vencedor do Oscar 2020 de melhor filme.

Claro que o caso de Round 6 foi emblemático pela sua estética e forma de narrar uma história, tanto que até mudou a forma de contabilizar a audiência da plataforma.

Mesmo após três meses, a série está em terceiro lugar na tabela mundial na categoria “série em língua não-inglesa”. Quem está em primeiro? Hellbound. No Brasil, a produção está em terceiro lugar.

Claro, Squid Game (o outro nome de Round 6) facilitou com a febre de séries distópicas dominando as paradas. Podemos dizer que Round 6 caminhou para Hellbound correr, mas sem esquecer das boas séries sul-coreanas que vieram antes.

Temáticas

Assim como a anterior, Hellbound também traz críticas, mas é neste ponto que se diferenciam.

Round 6 mostra através de brincadeiras infantis mortais uma análise sobre a ganancia das pessoas em uma sociedade capitalista –você pode conferir mais sobre as críticas que Squid Game carrega sobre si neste link aqui.

Enquanto Hellbound tem uma pegada mais de “ficção”, onde o Inferno vai parar na Terra com criaturas sobrenaturais e um culto macábro. Sua crítica é direcionada às religiões, às instituições religiosas e para as pessoas que possuem uma crença.

Ambas são universos distópicos, mas Round 6 é um pouco mais “pé no chão” comparado com a Profecia do Inferno.

Crítica e audiência

Imagem: Netflix

Muitos na internet elegeram Hellbound melhor do que Round 6, enquanto alguns acharam mediano. Entretanto, alguns sites que coletam notas de críticas e reviews são divididos.

Round 6 tem as notas 69 de reviews e 7.4 dos usuários no Metacritic, 94% de média no Rotten Tomatoes e 8.1 no IMDb.

Enquanto Hellbound tem as notas 63 de reviews e 6.5 dos usuários no Metacritic, 100% de média no Rotten Tomatoes e 6.8 no IMDb.

Fica difícil comparar os dois shows porque um não tem nem uma semana de existência e o outro está no ar há quase três meses e segue no top 10. É preciso um pouco mais de tempo para as notas de Hellbound darem uma estabilizada.

De qualquer forma, os seis episódios de Profecia do Inferno já estão disponíveis na Netflix e é uma boa oportunidade para apreciar as produções sul-coreanas e sair um pouco da fórmula ocidental de contar histórias.

Sair da versão mobile