A divulgação da data de estreia de “House of the Dragon” deixou os fãs de Game of Thrones entusiasmados. Segundo a HBO, a série chega à plataforma no dia 21 de agosto.

Menos de um mês depois, uma das principais concorrentes também estreia em outro streaming. A Amazon Prime Video já havia revelado que “O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder” teria início em 2 de setembro.

Será que teremos um duelo de audiência (e da atenção da crítica) entre as produções? É bem provável que sim. Não é segredo, afinal, que as batalhas épicas e o realismo fantástico das duas produções tentam atingir o mesmo público.

É sabido que George R. R. Martin se inspirou em Tolkien — mais precisamente em “As crônicas de gelo e fogo” — para criar seu universo. Além disso, o lançamento das séries foi meticulosamente calculado para acontecer praticamente ao mesmo tempo.

A disputa já havia sido mencionada por George R. R. Martin em seu blog pessoal. Durante o anúncio da data de lançamento de “Os Anéis do Poder”, o autor sugeriu que este seria um confronto interessante de se ver, de acordo com informações do CBR.

A série “House of the Dragon” acompanhará os eventos que se passam  200 anos antes do que vemos na série “Game of Thrones”. Ainda sem muitos detalhes, sabe-se que a trama será baseada no livro “Fogo & sangue”, de George R.R. Martin.

Assim como sua concorrente, “Senhor do Anéis: Os Anéis do Poder” ainda não tem sinopse divulgada. A Amazon divulgou apenas que a série será “ambientada na Terra-Média, e que vai trazer novas tramas, que precedem A Sociedade do Anel, de J.R.R. Tolkien”.

Em um comunicado, a plataforma de streaming revelou que a série trará uma história épica que une os principais eventos da Segunda Era de Tolkien. O enredo de “Os Anéis do Poder” vêm antes de os eventos de “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis”, e foca na fabricação dos preciosos anéis. 

“House of the Dragon”, que contará com dez episódios, estreia na HBO em um domingo. Duas semanas depois, “Os Anéis do Poder”, que contará com oito episódios, estreia em uma sexta-feira, no Prime Video. Ambas as séries terão capítulos lançados semanalmente, e, por isso, vão terminar no mesmo final de semana.

Um fato curioso ainda chama a atenção: todos os finais de semana em que novos episódios da série de “O Senhor dos Anéis” vão ao ar, teremos também novos episódios de “House of the Dragon”. Ainda não se sabe o motivo dessa escolha, mas pode ser uma decisão de marketing. 

O prazo também significa que “House of the Dragon” e “Os Anéis do Poder” devem se enfrentar no Emmy em 2023. Tudo isso deve coroar a disputa das séries, como os grandes novos rivais da TV.