_NASA

A história por trás da foto deste astronauta é tão legal quanto seus cachorros

Esta foto oficial da NASA mostra o astronauta Melvin com seus dois cães e pode ser descrita como uma das coisas mais reconfortantes do mundo.

Leland Melvin é uma estrela em todos os sentidos. O astronauta aposentado, jogador da NFL e encantador de cães tem um currículo que a maioria de nós nem sonharia. Agora ele também pode acrescentar “motivo de alegria na internet nesses tempos conturbados” às suas muitas outras atividades.

A conta não oficial Rogue NASA twittou uma das fotos oficiais da NASA de Melvin, que pode ser descrita como uma das coisas mais reconfortante do mundo. A foto já deu a volta pelo Twitter algumas vezes, provando ser sempre uma favorita por motivos óbvios.

Melvin, que passou mais de 565 horas no espaço em sua carreira, fez sua primeira viagem à órbita em 2008 à bordo da Shuttle Atlantis. Sua segunda missão foi em 2009 a bordo do 31º vôo para a Agência Espacial Internacional. Um fã de Star Trek, educador e defensor da mistura das artes com as ciências, ele foi chamado de “astronauta mais maneiro da galáxia” por bons motivos.

No seu retrato oficial de 2009, Melvin está com um enorme sorriso acompanhado de seus dois cães resgatados, Jake e Scout que estão enchendo ele de carinhos e beijos. Mas conseguir esses dois cães na foto da NASA não foi fácil, Melvin teve que entrar com eles escondidos.

“Eu tinha uma van onde eu levava os cachorros”, Melvin disse ao Gizmodo. “A NASA não permite cães nos seus perímetros, então quando eu cheguei com eles eu entrei com a janela fechada e a música bem alta porque eles estavam latindo. Então eu entrei rapido e o segurança não me seguiu”.

“Existe muita coisa que conecta meus cães com jornadas e viagens espaciais”.

Quando ele chegou ao estúdio 8 no Johnson Space Center, Melvin levou Jake e Scout pela escada dos fundos até o estúdio de fotografia.

“Eu levei um monte de ossos e eles ficaram lá comendo os ossos, felizes da vida”, ele disse. “Os cachorros começaram a pular em mim. E eu disse pro cara que ia tirar a foto, Robert Markowitz, “Cara, começa a tirar as fotos!”.

E assim os retratos mais perfeitos nasceram.

“Jake estava mordendo minha orelha”, Melvin disse. “Scout estava em cima de mim tipo, ‘Ei, o que está acontecendo aqui? O que você tá fazendo’ Mas se você olhar pra foto, nós todos estamos de mãos dadas, todos nós estamos conectados. Foi simplesmente incrível”.

“Aquela foto foi simplesmente incrível para mim”.

Bem antes da foto, ficou claro que esses três estavam destinados uns aos outros. Depois de resgatar Jake primeiro, em um dia de Ação de Graças, Melvin encontrou Scout no seu quintal.

“Eu estava assando o peru e Jake estava do meu lado, esperando alguma coisa cair no chão, e meu vizinho veio e disse ‘Leland, Jake está no quintal da frente’. Eu fiquei confuso já que Jake estava do meu lado”, Melvin disse.

“Eu fui pra fora e tinha esse cachorro no quintal. Então eu trouxe ele pra dentro e ele não tinha identificação nem coleira. Ninguém foi atrás dele… Eu acho que alguém abandonou ele porque ele tinha vermes do coração”.

Então Melvin cuidou dele até ficar saudável e o trio se tornou inseparável daquele dia em diante.

Desde então, tanto Jake quanto Scout já faleceram, de idade e linfoma, respectivamente. Apesar de ter sido duro dizer adeus, Melvin disse que a felicidade daqueles anos vai durar para sempre.

“Jake e eu escalamos até o Columbia Point, em homenagem à tripulaçao do Columbia”, ele disse. “Nós não chegamos até a placa a 4 mil metros, mas chegamos bem perto. Existe muita coisa que conecta meus cães com jornadas e viagens espaciais”.

As memórias dos cães serão imortalizadas na capa dos futuros livros de Melvin que vão sair em maio, e é claro no retrato que a internet nunca vai esquecer. Novos Jakes e Scouts estão chegando em breve, disse Melvin.

Mas os originais sempre terão um lugar em seu coração, e nos nossos.

“Nós temos tantas lembranças boas, muitas boas histórias com meus cachorros”, Melvin disse. “Eles eram meus garotos”.

Imagem do topo: NASA

Sair da versão mobile