_História

Um breve histórico das espécies humanas na Terra

O canal Kurzgesagt resumiu em dez minutos a nossa história, partindo das espécies consideradas "humanas não-modernas" e chegando à era da internet.

Quando pensamos na história humana, geralmente nos lembramos das civilizações antigas, do surgimento de grandes impérios, e das revoluções tecnológicas. Essa é, na verdade, apenas uma pequena parte da nossa jornada. O canal Kurzgesagt resumiu em dez minutos a nossa história, partindo das espécies consideradas “humanas não-modernas” e chegando à era da internet.

Existiram pelo menos seis espécies humanas diferentes que se comparavam às nossas habilidades e inteligência. Todos eles foram extintos e não fazemos ideia do porquê o Homo sapiens sapiens foi o único a sobreviver. Avançamos muito quando conseguimos controlar o fogo e formamos conhecimentos sobre a agricultura.

Tudo isso, porém, aconteceu há muito tempo. Pelo menos se compararmos com o nosso curto tempo de vida. A história do homo sapiens sapiens representa apenas 0.001% de toda a jornada humana, somente há 70 mil anos o homem passou a se comportar de um jeito “mais ou menos” parecido com nosso.

O vídeo, que possui legendas em português, dá um mergulho na questão:

Sair da versão mobile