Se você é fã da banda Red Hot Chili Peppers, pode comemorar pois chegou o seu momento! Depois de 22 anos, finalmente foi lançado o jogo que aparece no clipe da música “Californication”. E o melhor de tudo, sem precisar pagar nada para curtir o game. 

O álbum “Californication”, dos roqueiros do Chili Peppers, foi lançado em 1999. Um dos destaques é o fato de que no ano seguinte, em 2000, a música que dá título ao disco ganhou um clipe muito parecido com um jogo para o primeiro PlayStation. 

Agora, depois de tanto tempo, graças ao trabalho do desenvolvedor espanhol Miquel Camps Orteza, os fãs da banda (e da música) podem reviver as cenas presentes no vídeo que serviu de base para o projeto. O game foi disponibilizado para download grátis em versões para PC e Mac. 

No clipe original, para quem não se lembra ou nunca viu, os membros da banda de rock, Anthony Kiedis, John Frusciante, Flea e Chad Smith, se aventuram em diferentes cenários como uma floresta, montanhas cobertas de neve e metrôs em movimento, até chegarem em uma versão de Los Angeles prestes a ser destruída.

O vídeo mostrava a banda executando a música, enquanto o personagem principal do game percorria por diversos cenários e desafios. O clipe dirigido por Jonathan Dayton em 2000 tem diversas cenas animadas renderizadas em 3D, e o início do clipe lembra um jogo do PlayStation clássico, com direito a tela de carregamento e tudo o mais.

Para entender melhor, confira ao clipe original de “Californication”:

A música é um dos maiores sucessos da longa carreira da banda, grande frequentadora de festivais no Brasil, e está gravada na memória de quem cresceu assistindo à MTV dos anos 2000. 

Seguindo a premissa original do clipe, Orteza produziu e publicou o game Californication em sua página pessoal de desenvolvimento. O jogo tem todos os cenários que aparecem no vídeo e comandos simples no teclado, mas que também funcionam com controles de Xbox e PlayStation.

Outro ponto importante é o fato de controlar os integrantes da banda como personagens, tal como no clipe. Caso tenha ficado curioso para conferir o resultado desse projeto, basta dar play no vídeo que está abaixo:

Segundo informações do Polygon, a produção começou como um desafio de dois dias, que acabou se tornando um jogo completo. São sete níveis no total e cada um deles possui sua própria jogabilidade.

Californication pesa menos de 300Mb e roda praticamente em qualquer PC com Windows e Mac mais atual, por ser justamente um game leve e com estilo retrô. O download está disponível neste link, sem necessidade de cadastro ou qualquer outra burocracia.

Vale lembrar que, por conta de direitos autorais, a música não está no título, mas você pode facilmente abrir uma nova aba, carregar a faixa no YouTube e curtir o pacote completo. 

Enquanto isso, o Red Hot Chili Peppers está em preparação para lançar um álbum inédito. “Unlimited Love” chega em abril e marca o retorno do guitarrista John Frusciante após 14 anos.