Na última quarta-feira (25), a Espanha ultrapassou a China em número de mortes por coronavírus (COVID-19), totalizando 3.434 vítimas. Desde 14 de março, as autoridades do país já haviam estabelecido um período de quarentena a nível nacional, mas a decisão pode permanecer por mais tempo diante da situação atual.

Enquanto muitas pessoas mantêm-se em casa preocupadas com a pandemia, principalmente aquelas que se enquadram nos grupos de risco, um homem de 77 anos decidiu andar pelas ruas de Madri para caçar Pokémons.



O caso aconteceu no domingo e, quando as autoridades abordaram o homem, ele explicou que estava “caçando Pokémons”, provavelmente enquanto jogava o popular game Pokémon Go. A polícia de Madri multou o homem e tuitou uma foto alertando outras pessoas a não fazerem o mesmo.

Tradução: Caçar #Pokemon, dinossauros ou qualquer outra criatura mágica está PROIBIDO durante o Estado de Alarme. Não dê desculpas e #FiqueEmCasa.

Por mais absurdo que pareça, esse não é um caso isolado. Na semana passada, um homem de 31 anos foi flagrado fazendo o mesmo, caçando Pokémons, com sua filha pelas ruas de Como, na Itália, o país com o maior número de mortes (mais de 7.500 vítimas) e casos de coronavírus no mundo.

Por mais entediado que você esteja dentro de casa, não saia para caçar Pokémons ou por qualquer outro motivo desnecessário. O vírus tem se espalhado pelo mundo a uma velocidade alarmante, sobrecarregando os sistemas de saúde nos países e indicando que o distanciamento social é crucial nesse momento.

A própria Niantic, criadora do Pokémon Go, tem alertado os usuários a ficarem em casa durante a pandemia. A empresa adicionou uma série de incentivos e bônus para quem jogar de casa, incluindo a remoção dos números de passos que o jogo requeria anteriormente.

Você também pode encontrar algumas dicas de aplicativos que podem ajudar durante a quarentena aqui.

[Android Authority]