Depois de sua morte, Steve Jobs foi homenageado em Jundiaí (SP): o ex-líder da Apple dá nome a uma rua de terra esburacada e sem saída, ao lado da fábrica da Foxconn.

A ideia original era renomear uma estrada como Steve Jobs, mas para isso a lei municipal exige consulta à população, que não aprovou a ideia. Um comerciante que trabalha na região diz ao G1: “ninguém queria este nome americano, não tem nada a ver com a gente”.



Então a prefeitura resolver usar o nome em uma rua paralela à Rodovia Anhanguera. Como a rua não tem saída, ela é usada como estacionamento.

Além disso, a via ainda não está totalmente asfaltada: tem buracos e forma poças quando chove. E a prefeitura não vai asfaltá-la em breve, dizendo ao G1 que “irá colocar cascalho no local, pois prioriza a pavimentação dos corredores de transporte urbano”.

A Avenida Steve Jobs ainda não aparece em serviços como o Google Maps, e ainda recebe críticas devido ao nome: “muita gente não vai saber escrever”, “nunca ouvi falar [dele]”, “o que ele já fez pelo nosso país?”

A homenagem atrapalhada não será a única – ou você já esqueceu a histórica tatuagem da Mulher Maçã? E tem mais: dois filmes vão recontar a história de Jobs, e um deles será estrelado por… Ashton Kutcher. Não é fácil ser ter sido Steve Jobs. [G1]

Foto por Rafael Miotto/G1