
Honda vai além das motos e testa foguete que dá marcha à ré
Famosa por fabricar carros e motos, a Honda surpreendeu a todos após testar seu foguete que dá marcha à ré, entrando na corrida espacial comercial com uma boa impressão inicial.
A subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Honda, que fabricou o foguete reutilizável, divulgou o resultado positivo do teste na última semana.
Além disso, o teste marcou a primeira vez em que a Honda conseguiu fazer o foguete pousar suavemente, após alcançar 300 metros de altitude. Com 6,3 metros de altura, 85 centímetros de diâmetro e pesando 900 quilos, o foguete ainda não tem nome, mas foi desenvolvido somente pela Honda.
O foguete voou por 56 segundos até pousar a cerca de 37 cm do ponto pré-determinado, usando as mesmas pernas retráteis que lançaram o foguete.
Veja:
“Este teste representa o primeiro de lançamento e pouso [de um foguete] conduzido pela Honda visando demonstrar tecnologias cruciais para foguetes reutilizáveis, como estabilizador de voo durante a ascensão e a descida, bem como capacidades de pouso”, disse a Honda.
O lançamento ocorreu em Taiki Town, centro de testes da Honda no Japão. A empresa desenvolve o local para ser “uma cidade espacial” com a parceria da JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão).
O foguete representa, portanto, o primeiro passo da montadora no setor aeroespacial desde 2021, quando a montadora japonesa anunciou que entraria no jogo.
Aliás, a montadora se manteve quieta até o teste da última semana. A Honda revelou que desenvolveu o foguete usando tecnologias de outros setores, incluindo os sistemas de seus carros autônomos.
A Honda é a segunda maior montadora do Japão, atrás somente da Toyota, que também entrou no setor aeroespacial e vai produzir foguetes.