Hong Kong testa semáforos no chão para distraídos no celular
Boa notícia para os distraídos no celular: Hong Kong vai instalar semáforos no chão para pedestres. O objetivo é que as luzes ajudem a evitar atropelamentos, mostrou reportagem da agência Bloomberg.
O território autônomo chinês instalou luzes LED em pontos de passagem. Quando o sinal está aberto, a luz fica vermelha. A expectativa é que, quem está concentrado no celular, veja a calçada iluminada e se lembre de parar.
Não é por acaso: em 2019, 57 cidadãos de Hong Kong morreram atropelados nas ruas da cidade. No ano passado, foram 55 – ou 0,74 a cada 100 mil habitantes. Em Nova York, por exemplo, o índice é de 1,4 morte por atropelamento a cada 100 mil pessoas.
Hong Kong registrou 6 mortes de pedestres que não obedeceram os sinais de trânsito no ano passado – dois casos a mais que em 2019. Neste ano, já foram 7 mortes, sendo quatro que descumpriram a sinalização.
A decisão provocou controvérsia. Justin Yim, fundador do Street Reset, grupo local pelos direitos dos pedestres, afirmou que o problema são os motoristas. Segundo ele, o governo deveria incentivar quem dirige a reduzir a velocidade.
Isso porque a sinalização em led na calçada não está em toda a cidade, mas apenas quatro pontos centrais de maior movimento. Por isso, grupos pedem que o governo limite a velocidade para 30 quilômetros por hora em ruas onde ciclistas e pedestres se misturam ao tráfego.
As luzes no chão integram um teste de seis meses para verificar a viabilidade econômica e efetiva do projeto. Se o número de mortes cair nesses pontos, o governo local vai avaliar a possibilidade do projeto se estender para outros locais da cidade.
Tendência global contra atropelamentos
O governo de Seul, a capital da Coreia do Sul, já instalou luzes LED vermelhas e verdes nas bordas dos cruzamentos para sinalizar quando é seguro ou não atravessar a rua.
Na Alemanha, as cidades Colônia e Augsburg testam fileiras de LED nos cruzamentos dos bondes, também para evitar atropelamentos.
A capital do Havaí, nos EUA, proibiu usar o celular nas faixas de pedestres, enquanto a Escócia criou a campanha Smombies – zumbis obcecados por smartphones – para alertar sobre os riscos de andar à rua colado no celular.
Are you a SMOMBIE? Pedestrian casualties r increasing & you can help reduce it Don't use yur smartphone when walking pic.twitter.com/cS9Zs97mF5
— Safety Camera Scotland (@safetycamscot) April 13, 2016