Hong Kong testa semáforos no chão para distraídos no celular

Semáforos no chão estarão em quatro pontos de Hong Kong nos seis meses. Ideia quer diminuir número de atropelamentos
Hong Kong testa semáforos no chão para distraídos no celular
Imagem: Governo Hong Kong/Divulgação

Boa notícia para os distraídos no celular: Hong Kong vai instalar semáforos no chão para pedestres. O objetivo é que as luzes ajudem a evitar atropelamentos, mostrou reportagem da agência Bloomberg

O território autônomo chinês instalou luzes LED em pontos de passagem. Quando o sinal está aberto, a luz fica vermelha. A expectativa é que, quem está concentrado no celular, veja a calçada iluminada e se lembre de parar. 

Não é por acaso: em 2019, 57 cidadãos de Hong Kong morreram atropelados nas ruas da cidade. No ano passado, foram 55 – ou 0,74 a cada 100 mil habitantes. Em Nova York, por exemplo, o índice é de 1,4 morte por atropelamento a cada 100 mil pessoas. 

Hong Kong registrou 6 mortes de pedestres que não obedeceram os sinais de trânsito no ano passado – dois casos a mais que em 2019. Neste ano, já foram 7 mortes, sendo quatro que descumpriram a sinalização.  

A decisão provocou controvérsia. Justin Yim, fundador do Street Reset, grupo local pelos direitos dos pedestres, afirmou que o problema são os motoristas. Segundo ele, o governo deveria incentivar quem dirige a reduzir a velocidade. 

Isso porque a sinalização em led na calçada não está em toda a cidade, mas apenas quatro pontos centrais de maior movimento. Por isso, grupos pedem que o governo limite a velocidade para 30 quilômetros por hora em ruas onde ciclistas e pedestres se misturam ao tráfego. 

As luzes no chão integram um teste de seis meses para verificar a viabilidade econômica e efetiva do projeto. Se o número de mortes cair nesses pontos, o governo local vai avaliar a possibilidade do projeto se estender para outros locais da cidade. 

Tendência global contra atropelamentos

O governo de Seul, a capital da Coreia do Sul, já instalou luzes LED vermelhas e verdes nas bordas dos cruzamentos para sinalizar quando é seguro ou não atravessar a rua. 

Na Alemanha, as cidades Colônia e Augsburg testam fileiras de LED nos cruzamentos dos bondes, também para evitar atropelamentos. 

A capital do Havaí, nos EUA, proibiu usar o celular nas faixas de pedestres, enquanto a Escócia criou a campanha Smombies – zumbis obcecados por smartphones – para alertar sobre os riscos de andar à rua colado no celular. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas