A HP anunciou uma frota de novos tablets, e entre eles está o Pro Slate: ele roda Android e vem com uma caneta que pode escrever na tela e no papel com a mesma facilidade. Eu experimentei, e ela é bem bacana.

A nova stylus “Duet Pen” da HP funciona com o novo Pro Slate nas versões de 8 e 12 polegadas. Em vez de ser uma caneta à base de toque, ela funciona enviando um grito ultrassônico. Os tablets têm 4 microfones, um em cada canto, que escutam esse grito e localizam a caneta. Esta é uma tecnologia da Qualcomm que existe desde 2011, mas não tinha encontrado uma aplicação para consumidores.

Quando você usa a Duet Pen na tela do tablet, ela funciona de forma bem semelhante a qualquer stylus. Mas se você não quiser escrever na tela – e tiver a capa HP Paper Folio – é possível escrever em um papel ao lado da tela. A caneta transmite os traços via ultrassom para o seu tablet em tempo real.

HP Pro Slate e caneta Duet Pen (1)

À medida que você desenha no papel, o tablet copia seus movimentos, como se houvesse outra caneta invisível repetindo cada movimento seu. É ótimo. O único problema é que você só pode fazer isso usando a capa HP Paper Folio, e apenas se o papel estiver dentro da capa – senão o tablet não detecta os movimentos da Duet Pen.

Você não vai atacar o papel com uma saliência de borracha: a Duet Pen tem uma ponta trocável, que inclui uma saliência de borracha em um lado, e uma ponta de caneta com tinta tradicional no outro lado.

HP Pro Slate e caneta Duet Pen (2)

É um truque bem engenhoso. Para funcionar, a caneta tem uma bateria, que carrega via microUSB e dura até uma semana por carga, segundo a HP. E mesmo quando acabar a bateria, a caneta ainda pode escrever no papel – basta ter tinta.

Para alternar entre “modo tablet” e “modo papel”, é preciso usar um app da HP; o tablet não é inteligente o bastante para descobrir automaticamente onde você está escrevendo.

Pelo que eu vi, a tecnologia funciona perfeitamente. Esses pulsos ultrassônicos claramente não têm problema em atravessar alguns centímetros em uma sala com algum barulho. E escrever em um bloco de papel com uma caneta é muito mais prazeroso do que escrever em qualquer tela com qualquer caneta. Ponto. A melhor maneira de escrever em um tablet é não ter que escrever nele. Pena que isso requer uma capa opcional, que ainda não está à venda.

HP Pro Slate e caneta Duet Pen (4)

Quanto às especificações: o HP Pro Slate de 7,9 polegadas tem resolução 2048×1536, enquanto o modelo de 12,3″ tem apenas 1600×1200 pixels. Estranho que a HP decidiu oferecer uma resolução menor para o tablet maior. O Pro Slate 8 usa Gorilla Glass 4 nas telas, que promete não trincar se cair em concreto ou asfalto.

Com 8 mm de espessura, os tablets possuem processador Snapdragon 800 quad-core, 2 GB de RAM e 32 GB de espaço interno expansível via microSD, mais câmera traseira de 8 megapixels e frontal de 2 MP. Eles rodam Android 4.4 KitKat.

Os tablets custam a partir de US$ 450 (8 polegadas) e US$ 570 (12 polegadas), e já estão à venda nos EUA. Ambos incluem a caneta Duet Pen.

A capa HP Paper Folio, que permite usar a Duet Pen para escrever no tablet usando papel, só estará disponível no segundo trimestre, ainda sem preço definido. Para saber mais: [HP]