Sabe o que é mais impressionante nessa pesquisa feita em julho com 1.100 americanos? O TouchPad, que teve sua morte decretada ontem, é o segundo entre os tablets mais desejados por  compradores em potencial. A pesquisa do Baird Research Group mostra que cerca de 50% dos entrevistados estão interessados em comprar um tablet. Em que se pese o pequeno alcance estatístico do estudo, há algumas conclusões óbvias e outras bem interessantes.

A pesquisa aceitava múltiplas respostas, então é absolutamente normal que 94,5% das pessoas desejem o iPad (os 5,5% divide-se entre quem quer um netbook mas tem vergonha de falar e/ou pessoas anti-Apple por princípio). Dos entrevistados, pouco mais da metade disse planejar comprar um tablet. Dos que já compraram um, 93% escolheram o iPad 1 ou iPad 2. Nestes, a lealdade é forte: menos de 2% dos donos de tablet da Apple planejam mudar de marca no próximo tablet.

Há outros resultados interessantes, como a faixa de idade que menos se interessa por tablets é a de 18-22 anos. Você pode pensar que é por causa da típica idade dos rebeldes, que acham que tablet é modinha. Mas os pesquisadores acreditam que nesta fase “acadêmica”, um computador ainda é essencial para elaborar longos trabalhos, planilhas, pesquisar em múltiplas fontes da web, etc. O que faz total sentido.

Pela pesquisa, ainda estamos um pouco longe do “futuro pós-PC”, mas entre as pessoas que não se vêem comprando PCs no futuro, 33% tem um tablet, o que mostra que algumas das pessoas que provaram da maçã não se vêem mais mexendo em computadores comuns. Entre os que não embarcaram na promessa do futuro sem PCs, aqui estão as características mais desejadas para futuros tablets:

Há bem mais estatísticas interessantes no estudo para você entrar na próxima argumentação dos comentários de maneira mais embasada. [via AppAdvice]