A HTC se encontra em apuros há anos, perdendo espaço para concorrentes como Samsung e LG. Depois de um smartphone flagship decepcionante no ano passado, a empresa está de volta trazendo de tudo com o novo HTC 10 – até mesmo suporte ao AirPlay, da Apple. Confira os detalhes.

O HTC 10 possui tela de 5,2 polegadas com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels) que promete cores 30% mais vivas e resposta ao toque 50% mais sensível que no antecessor. Ela usa Gorilla Glass 4 com bordas curvas. Seu corpo de metal foi “impiedosamente projetado para lidar com batidas, choques e arranhões do dia a dia”, diz a HTC.

htc 10 (3)

Por dentro, temos o processador Snapdragon 820, 4 GB de RAM e 32GB/64GB de armazenamento expansível por microSD. A bateria de 3.000 mAh promete até dois dias de autonomia, e pode ser carregada a 50% em apenas trinta minutos com a tecnologia Quick Charge 3.0 e a porta USB Type-C.

A empresa diz que o leitor de impressões digitais desbloqueia o aparelho em 0,2 segundo, e usa algoritmos projetados para reconhecer você mais rápido ao longo do tempo.

htc 10 (1)

Software

Ele roda Android 6.0 com HTC Sense. A empresa afirma que sua skin foi “projetada a partir do zero para funcionar de forma mais rápida, mais leve e usar menos memória”. Ela também retirou apps duplicados e reduziu o bloatware – o HTC 10 vem com menos apps pré-instalados.

O HTC Sense também conta com o Boost+, que promete alocar recursos de forma dinâmica para alternar mais rápido entre apps, fazê-los consumir menos bateria em segundo plano, e “até mesmo aumentar o desempenho de jogos, ajudando-os usar menos bateria”.

E temos o HTC Freestyle: este layout não exige que você organize ícones e widgets em uma grade. Ou seja, eles podem ficar em qualquer parte da tela, inclusive um por cima do outro – você pode até mesmo associar stickers a aplicativos e substituir os ícones na tela inicial.

htc 10 (5)

Este é o primeiro smartphone Android com suporte oficial a AirPlay, que permite transmitir conteúdo para a Apple TV. Isso significa que o HTC 10 é o único Android que pode transmitir para todos os principais streamers disponíveis.

Essa vontade de oferecer tudo para todo mundo ficou bem evidente durante o evento de imprensa da HTC. O engenheiro Darren Sng mencionou a variedade de protocolos concorrentes que fraturaram a indústria de pagamentos via NFC.

Ele disse ao Gizmodo: “você não quer que as empresas de cartão de crédito lhe digam o que colocar em sua carteira, por isso, não vejo qualquer razão para que nós, como uma empresa, não sejamos abertos a adotar o Samsung Pay se for necessário”.

htc 10 (4)

Câmera e som

O HTC 10 possui “a primeira lente do mundo com estabilização óptica e abertura maior f/1.8”, tanto na câmera traseira como na frontal. A câmera traseira tem 12 megapixels e usa sensores maiores com UltraPixels (1.55 mícrons por pixel), que promete absorver até 136% mais luz. Além da estabilização óptica, ela conta com laser para foco em até 0,6 segundo.

Encontramos aqui um flash LED de dois tons para não deixar as fotos “estouradas”, modo contínuo de até 8 fotos por segundo, e suporte ao formato RAW. Quanto a vídeo, o HTC 10 consegue gravar em 4K com áudio de alta resolução, além de filmar em câmera lenta (720p a 120 fps).

Enquanto isso, a câmera frontal de 5 MP também usa UltraPixels e também possui estabilização óptica, o que deve resultar em selfies mais nítidas. Ela pisca uma luz na tela e usa isso como flash.

htc 10 (6)

Os alto-falantes BoomSound Hi-Fi possuem tweeter (alta frequência) e woofer (baixa frequência) separados, e um amplificador dedicado para cada.

O aparelho inclui um amplificador de fone de ouvido que oferece “duas vezes a potência de um amplificador convencional”, mais a capacidade de converter som de 16 bits para 24 bits, e converter som digital para analógico (DAC).

htc 10 (7)

A HTC também afirma que seu novo smartphone é o primeiro do mundo a gravar som estéreo de alta resolução em 24 bits, capturando 256 vezes mais detalhes do que as gravações padrão.

Preço e disponibilidade

A pré-venda do HTC 10 começa hoje: o aparelho custa US$ 699 sem contrato com operadora, e está disponível em quatro cores: cinza, prata, dourado e vermelho. Ele será enviado no início de maio.

Vale lembrar que a HTC não tem representação no Brasil desde 2012, portanto ele não será lançado oficialmente por aqui.

[HTC 10 via VentureBeat]

Especificações – HTC 10:

Tela: 5,2 polegadas, Quad HD (2560 x 1440 pixels), Super LCD 5
Processador: Qualcomm Snapdragon 820
Sistema operacional: Android 6.0 com HTC Sense
Memória: 4 GB de RAM
Armazenamento: 32GB/64GB expansível via microSD para até 2TB
Câmera traseira: 12MP (HTC UltraPixel 2), autofoco por laser, estabilização óptica de imagem (OIS), abertura f/1.8, modo Pro, HDR automático, Zoe Capture, Hyperlapse, modo de câmera lenta 12X, gravação de vídeo 4K com Hi-Res Audio
Câmera frontal: 5MP (pixels de 1,34 mícrons), autofoco, estabilização óptica de imagem (OIS), abertura f/1.8 com lente ultra-grande-angular, Live Makeup, HDR automático
Som: HTC BoomSound Hi-Fi Edition, áudio Dolby, perfil Personal Audio, certificado Hi-Res Audio, fones de ouvido Hi-Res Audio, três microfones com cancelamento de ruído, gravação em áudio estéreo de alta resolução
Conexão: USB Type-C
Conectividade: NFC, Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac (2,4 e 5 GHz)
Sensores: leitor de impressões digitais, Sensor Hub
Bateria: 3.000 mAh
Dimensões: 145,9 mm x 71,9 mm x 3 – 9 mm, 161g