A HTC anunciou seu resultado financeiro para os três primeiros meses de 2013, e a situação é preocupante. Segundo a Bloomberg, este é seu menor lucro já registrado.

O lucro líquido do trimestre despencou para US$ 2,8 milhões – é a sexta queda seguida.

Ei, mas pelo menos é lucro, certo? É o que diziam sobre a Nokia há alguns anos, enquanto ela seguia sua própria trajetória de queda. No ano passado, a Nokia teve prejuízo total de US$ 4 bilhões.

Esperava-se que o HTC One conseguisse reverter os problemas da fabricante. Infelizmente, devido a atrasos na fabricação, o One chegou a apenas três países até o final de março – a HTC prometeu lançá-lo em 80 mercados. (O Brasil não está na lista, já que a HTC não tem mais representação no país.)

E talvez este semestre não seja muito bom para a HTC, já que no final do mês teremos o aguardado lançamento do Samsung Galaxy S 4, tanto no Brasil como nos EUA.

A HTC fez o que pôde para se reerguer: lançou bons aparelhos, limpou a linha de produtos e deixou a skin Sense mais minimalista (apesar de voltarem atrás nisso com a versão 5.0). Se o lançamento do aclamado One – e também do HTC First, o primeiro “Facebook Phone” – não conseguirem resolver os problemas financeiros da empresa, então seu futuro estará em sério risco. [HTC via Bloomberg via The Verge]