Com seu formato monobloco de alumínio, tal como o belo HTC Legend, o Desire Z é algo completamente diferente do primeiro smartphone com Android – também fabricado pela HTC – a ser lançado no mercado, o G1. E isso é algo ótimo.

Quando a primeira foto vazada apareceu na internet, muitos duvidaram que a HTC iria criar um aparelho com apenas quatro fileiras de teclas. Mas é exatamente por isso que o celular é tão fino, com a "articulação em Z" – o mecanismo para abrir e fechar o teclado – trazendo o teclado de baixo da touchscreen de 3,7 polegadas. Teclas de atalho dedicadas, como vimos no T-Mobile G2 – aparelho semelhante e também fabricado pela HTC – facilitam ainda mais o acesso a funções mais usadas; se bem que muitos sentirão falta das teclas numéricas, agora a um "alt" de distância (ou disponíveis no teclado virtual).



Como ouvimos anteriormente, a HTC está trocando telas AMOLED por painéis Super LCD, citando estoques limitados da fabricante Samsung e melhor desempenho de bateria como sendo os motivos por trás da mudança. Com uma touchscreen capacitiva, o Desire Z tem resolução 480 x 800.

Por dentro, ele tem processador Snapdragon de 800MHz, o mesmo que o T-Mobile G2. Ele vem com 1,5GB de memória interna e, com um cartão microSD, a memória pode ser expandida para 32GB.

A câmera de 5 megapixels não é exatamente o que estávamos esperando depois de ver o sensor de 8 MP do Desire HD, e o Desire Z também não tem o flash duplo – só um flash LED simples. Mas, sabe, ainda é fantástico – é que a gente ficou meio mal-acostumado depois de ver o que a HTC consegue fazer com sensores maiores e mais potentes. Sim, ele ainda filma a 720p, o que é a HTC sendo bastante generosa: não é só no Desire HD que você poderá filmar em HD.

Assim como o G2, o Desire Z será lançado com Froyo, a versão mais recente do Android. A conectividade de sempre está inclusa no Z, como GPS, A-GPS, Wi-Fi e HSDPA (3G), e ele será vendido na Europa exclusivamente pela Vodafone (ao menos no lançamento). O aparelho tem dimensões 119mm x 60,4mm x 14,16mm e pesa 180g.

Veja mais fotos e detalhes no nosso hands-on! E leia o release completo aqui: [HTC]