Ontem nós falamos sobre como a Apple ganhou a causa para remover uma série de aparelhos com Android da HTC do mercado americano. Mas os engenheiros da HTC já arranjaram uma solução alternativa para contornar a questão.

Em uma coletiva de imprensa, o executivo-chefe da HTC, Peter Chou, revelou que a empresa já está testando uma correção que permitirá que a empresa cumpra os pedidos da Justiça.

A discórdia original envolve um detalhe de software que infringe a patente Data Detector da Apple — basicamente, um sistema que faz com que o telefone reconheça automaticamente informações formatadas, como endereços de e-mails ou números de telefone, e as exiba em forma de link. A função “Linkify” está disponível em alguns aparelhos da HTC com Android e infringem tal patente.

De forma divertida, Chou disse que toda a situação não era um bom negócio para a empresa, já que o sistema “na verdade é usado raramente pelos usuários”, diz a Bloomberg. Felizmente, a HTC encarou a história com bom espírito.

Não há detalhes de como será implementada a solução, ou como ela funciona, mas a HTC já está testando novo software em seus celulares. Isso, para mim, significa que o código já deve estar praticamente pronto, caso o efeito Apple realmente afete as lojas. Mesmo assim, isso não significa que os aparelhos da empresa não podem sumir das prateleiras americanas. [Apple Insider and Bloomberg]