Os smartphones com tela Full-HD devem ser um dos destaques do ano. Mas uma resolução tão alta requer telas ainda maiores, em geral com 5 polegadas ou mais. Se o tamanho se tornar um problema, no entanto, a HTC tem uma solução: o HTC Mini, um celular para seu smartphone gigante.

O dispositivo funciona apenas com o HTC Butterfly: os dois se conectam via Bluetooth ou NFC, e você pode controlar o smartphone usando o Mini.



Isto significa que você pode usá-lo como um fone Bluetooth, recebendo ligações. Mas por que não usar apenas… um fone Bluetooth?

Porque a HTC acredita que você usará as funções adicionais do Mini. Ele mostra mensagens, compromissos e ligações feitas/recebidas em sua tela monocromática. E ele também pode ser usado como controle remoto para o smartphone: você conecta o Butterfly na TV via HDMI, e navega pelos menus com o Mini. Ele também serve como disparador remoto para a câmera. (Um smartphone precisa disso?) Por fim, se você perder o smartphone gigante, é possível usar o Mini para fazê-lo tocar. (E se perder o Mini?)

O HTC Mini é um acessório exclusivo para a China, e por lá a mania de smartphones grandes vem de longa data. E segundo o Wall Street Journal, mulheres na China que têm “phablets” na bolsa em geral levam um celular simples – e menor – no bolso da roupa. Então talvez o Mini faça mais sentido por lá do que no resto do mundo.

Mas ainda assim, esta é uma ideia muito bizarra. Se você não quer chamar a atenção com um smartphone grande, você tem a escolha de comprar um menor. Se você realmente precisa da tela grande, você pode usar headsets Bluetooth: eles serão compatíveis com seus futuros celulares – o Mini só é compatível com o Butterfly. Além disso, há apps para Android que leem suas mensagens e e-mails no headdset Bluetooth, dispensando uma tela. E é bizarro imaginar que precisamos de um controle remoto para um smartphone: a ideia não é que ele seja portátil, e que o tenhamos sempre à mão?

Resta ver se o nicho de pessoas que querem um smartphone grande – mas não querem exibi-los na rua, e não querem usar um headset Bluetooth – é grande o bastante na China. Por enquanto, o HTC Mini desafia nossa capacidade de compreensão. [HTC China via MIC Gadget via SlashGear via The Verge]