_Smartphones

HTC Vive: este é o headset de realidade virtual da Valve

O HTC Vive e o SteamVR destinam-se a ser uma experiência muito mais próxima ao holodeck do que o Oculus Rift atual.

Na semana passada, a Valve – que comanda a loja de jogos Steam – enviou um comunicado à imprensa dizendo que revelaria um headset de realidade virtual chamado SteamVR. Sabe quem vai fabricá-lo? A HTC. Ele se chama HTC Vive (pronuncia-se “váive”) e será lançado até o final do ano.

Ao contrário de outros headsets de realidade virtual, que foram revelados como protótipos e prometem uma versão para desenvolvedores no futuro, o HTC Vive está praticamente pronto. Ainda teremos um kit para desenvolvedores no segundo trimestre, mas HTC e Valve prometem que a versão final será lançada até o final do ano.

Além do mais, elas parecem ter resolvido o problema de navegar por um mundo virtual. O HTC Vive vem com um sistema que rastreia movimentos e pode cobrir uma sala inteira, juntamente a um par de “controladores VR” sem fio, que são simples e intuitivos de acordo com a HTC. Ela não revela mais detalhes, mas pelo jeito que os descreve, podem ser luvas? É difícil dizer.

Com isso, o HTC Vive e o SteamVR destinam-se a ser uma experiência muito mais próxima ao holodeck do que o Oculus Rift atual. HTC e Valve querem que você se levante e ande em ambientes fechados – isso será parte da experiência. Pelo que vimos, o headset não é sem fio.

As empresas farão demonstrações limitadas na feira Mobile World Congress, e exibirão algumas unidades do Vive esta semana, na Game Developer Conference.

Por enquanto, parece que a guerra de realidade virtual está realmente esquentando. A Oculus teve muito tempo para se preparar com o Rift; e headsets como o Sony Morpheus e Microsoft Hololens apareceram como protótipos, mas estão longe de chegarem ao mercado. Parece que Valve e HTC estão correndo para lançarem o Vive, aumentando a pressão na concorrência. Estamos ansiosos para saber o que sairá disso.

Sair da versão mobile