_Privacidade

Huawei desenvolveu diversas tecnologias de vigilância baseadas em etnia

Huawei teria desenvolvido uma série de tecnologias de vigilância capazes de monitorar as pessoas com base em sua etnia.

Huawei. Imagem: Kārlis Dambrāns (Flickr)

Crédito: Kārlis Dambrāns (Flickr)

Na semana passada, o Washington Post revelou que a Huawei havia testado um sistema de reconhecimento facial capaz de alertar a polícia chinesa ao identificar um indivíduo uigur. Agora, uma nova reportagem mostra que o problema é muito maior do que se imaginava.

De acordo com o jornal, a gigante de tecnologia chinesa trabalhou com, pelo menos, quatro empresas para desenvolver tecnologias de vigilância que, supostamente, teriam o objetivo de monitorar as pessoas com base em sua etnia.

As informações foram encontradas em documentos publicados no próprio site da Huawei. Segundo o Washington Post, após o jornal entrar em contato com a empresa para esclarecimentos, o site da companhia ficou offline. Quando a página voltou ao ar, a lista que detalhava mais de 2 mil parcerias para desenvolver produtos diminuiu para 38.

Em resposta ao incidente, um porta-voz da Huawei enviou um comunicado ao Business Insider e ao Washington Post afirmando que a empresa é “contra qualquer tipo de discriminação, incluindo o uso de tecnologia para promover discriminação étnica” e que “fornece produtos ICT [tecnologia da informação e comunicação] com propósitos gerais baseados em padrões reconhecidos da indústria”.

Algumas das empresas com as quais a Huawei trabalhou incluem: Beijing Xintiandi Information Technology, DeepGlint, Bresee, e Maiyuesoft. Os produtos desenvolvidos seriam capazes de estimar, rastrear e visualizar a etnia de um indivíduo. Outras parcerias resultaram em ferramentas para censurar reclamações sobre oficiais do governo e analisar dados de biometria por voz.

As novas investigações abalam ainda mais a confiança em tecnologias da Huawei. Apesar das disputas políticas entre China e Estados Unidos, os documentos alertam para questões importantes sobre privacidade e vigilância. Mesmo com os documentos disponíveis publicamente, antes de serem tirados do ar, o porta-voz da companhia reforçou no comunicado:

“Não desenvolvemos ou vendemos sistemas que identificam as pessoas por seu grupo étnico e não toleramos o uso de nossas tecnologias para discriminar ou oprimir membros de qualquer comunidade. (…) Levamos muito a sério as alegações do artigo do Washington Post e estamos investigando as questões levantadas”.

[Business Insider, Washington Post]

Sair da versão mobile