Os alto-falantes Hypersound Glass, da empresa Turtle Beach, usam uma camada de vidro transparente para guiar o som em um feixe altamente focalizado: o áudio pode ser ouvido diretamente na frente deles, mas é bastante atenuado fora do alcance do feixe.

Como isso funciona? A empresa ainda não divulga os detalhes, mas diz que o vidro conta com diversas películas transparentes. E assim como outros alto-falantes altamente direcionais, o Hypersound Glass não gera ondas sonoras audíveis, e sim ondas ultrassônicas.

Com base em outros produtos do tipo, é seguro supor o seguinte: à medida que essas ondas de ultrassom passam pelo vidro/película, elas são moduladas de tal forma que se tornam novamente audíveis, enquanto viajam em linha reta. Os detalhes específicos, no entanto, provavelmente permanecerão como segredos comerciais.

Estas colunas transparentes provavelmente não vão substituir opções mais tradicionais para o mercado doméstico, mas existem algumas aplicações interessantes para a tecnologia.

A Turtle Beach diz em comunicado que pode tentar integrar a tecnologia em coisas que já são feitas de vidro, como monitores de computador e para-brisas do carro – ambos fáceis de quebrar e caros de se consertar. Mas OK, seria incrível colocar um laptop no volume máximo sem incomodar (tanto) a pessoa sentada ao seu lado.

O som que os alto-falantes direcionais produzem é tão focado que funciona mais como usar fones de ouvido. Assim, o Hypersound Glass pode aparecer em coisas como telas de caixa eletrônico, onde a privacidade é fundamental. E, tal como outros produtos da Hypersound, o Glass também pode ser útil para pessoas com perda auditiva.

clio_speaker2
ClearView Clio, alto-falante Bluetooth de vidro lançado em 2014

O vidro não é novidade para a condução de som: já vimos diversos alto-falantes no passado com esse material. O som altamente direcionado também não é um conceito particularmente novo: empresas como a Holosonic vendem modelos com essa tecnologia desde 2000. No entanto, ela nunca vingou entre produtos de consumo.

Na verdade, essas duas tecnologias nunca foram combinadas com sucesso antes. A Turtle Beach é mais conhecida por seus produtos focados em gamers, mas a empresa parece estar colocando recursos sérios por trás desses alto-falantes.

Saberemos mais sobre o Hypersound Glass quando um modelo de protótipo estrear na feira E3, na semana que vem.

[Hypersound]

Imagem: Hypersound