A menos que sua rotina de manhã seja tão previsível quanto a do Bill Murray no filme Feitiço do Tempo, provavelmente você não sabe como está seu caminho para o trabalho ou faculdade toda manhã. Mesmo que você saiba, o trajeto que você faz nem sempre é o ideal. O novo sistema Smarter Traveler da IBM resolve esse problema e vai além, ajudando quem nem sempre acorda no horário.

O Smart Traveler foi desenvolvido conjuntamente pela IBM, CalTrans (Departamento de Transportes da Califórnia) e a Universidade da Califórnia em Berkeley. Ele foi criado para personalizar o serviço de atualização de tráfego nas ruas, a fim de reduzir o tempo que as pessoas levam no trânsito.

Ele funciona assim: depois que o usuário decide participar do programa, todo movimento dele é rastreado pelo sistema (participar do programa, portanto, não é para qualquer um!). Depois de algumas semanas, dados o suficiente já terão sido colhidos sobre seu trajeto comum para lugares que você costuma frequentar. Então, o Smart Traveler vai enviar um SMS ou email antes de você sair para o trabalho ou faculdade. Receber a mensagem antes de você estar no volante evita o problema de distrações no trânsito. A mensagem só contém informações relevantes para a rota que você costuma tomar na viagem que você vai começar agora.

O Smart Traveler foi criado para educadores na área da baía de São Francisco, no oeste dos EUA, e foi implementado por eles. Mas não há nada que impeça a tecnologia de ser usada em outros lugares. OK, nem todo mundo se sentiria confortável em ser rastreado e analisado só para andar mais rápido de manhã, mas temos certeza de que muitos motoristas – principalmente de metrópoles congestionadas – estariam mais do que contentes em compartilhar esses dados. [IBM via Engadget]