_Tecnologia

iCarro: Apple planeja lançar carro autônomo até 2025

Empresa está remodelando seu projeto de veículo elétrico para desenvolver um carro autônomo. Aqui está o que sabemos até agora

Foto: Lauren DeCicca/Getty Images (Getty Images)

Um novo relatório afirma que a Apple finalmente consolidou seu projeto de carro elétrico totalmente autônomo. E, ao que parece, ele deve chegar até 2025. 

Fontes disseram à Bloomberg que a equipe responsável pelo desenvolvimento do Apple Car estava escolhendo entre dois caminhos de desenvolvimento diferentes.

O primeiro era um mais tradicional, que contaria com alguns recursos aprimorados de assistência ao motorista semelhantes aos que você obtém de uma série de veículos. Já o segundo envolvia uma tecnologia mais sofisticada, capaz de uma condução verdadeiramente autônoma sem nenhuma intervenção de seus passageiros.

Agora, com base no relatório da Bloomberg, parece que o Projeto Titan (codinome do carro da Apple) e o novo líder da ideia, Kevin Lynch, decidiram seguir o último caminho — com a Apple procurando criar um veículo totalmente autônomo, sem pedais ou direção.

Claro, decidir fazer um verdadeiro carro autônomo é mais fácil de dizer do que fazer, já que nenhuma montadora lançou até agora um veículo autônomo funcional de nível 5 — definido como um carro que pode se dirigir sem qualquer intervenção humana em quaisquer condições ou situações de direção.

De acordo com a Bloomberg, a Apple está explorando o uso de um design de carro mais futurista, com assentos de conceito mais aberto, semelhante ao que a startup de veículos autônomos Canoo exibiu em seus carros — e acompanhados por telas “semelhantes a um iPad” para infoentretenimento. Não incluir um volante, aparentemente, ainda está em discussão.

Parece que a empresa ainda não definiu um modelo de negócios para seu carro. A Bloomberg relata que a Apple está considerando a criação de uma frota autônoma, que operaria mais como a Uber, em vez de vender carros individuais — embora essa abordagem pareça um tanto improvável.

A Bloomberg também relata que a Apple atingiu recentemente um marco significativo para o sistema de direção autônomo de seu carro. A companhia completou boa parte do design de um novo processador, projetado para monitorar e controlar o Projeto Titan, e instalando sensores autônomos atualizados em sua frota atual de veículos de teste.

Mas mesmo com grandes avanços, a Apple ainda precisará alcançar concorrentes como Tesla e Waymo, que vêm testando vários métodos de direção autônoma em estradas públicas há anos. A frota de veículos de teste da Apple atualmente é de apenas 69 SUVs Lexus adaptados. Deixando de lado o desafio de desenvolver seu próprio sistema de direção autônoma, a Apple ainda precisará contar com outros parceiros para fornecer uma base para seu carro, porque a empresa não tem nenhuma fábrica capaz de produzir um carro inteiro.

Rumores ainda apontam que a Apple está planejando um lançamento em 2025, mas esse cronograma foi descrito como sendo “muito agressivo”. Então, não se surpreenda se a tão comentada estreia do “Apple Car” acontecer em 2026 ou mais tarde.

Sair da versão mobile