Quando começa o vazamento, ele não para. Um site romeno publicou um vídeo do futuro Nexus Prime (ou Galaxy Nexus, ou Galaxy Prime?) e nos deu algo ótimo: mostrou o que podemos esperar do Ice Cream Sandwich, próxima versão do Android. O lançamento oficial do ICS e do Nexus Prime, no entanto, foi adiado e não vai acontecer em 11 de outubro. [Atualizado]

Se o vídeo é real, então por que o aparelho está na Romênia? Boa pergunta, mas lá em junho foi a Samsung Romênia que confirmou o Nexus Prime – que vem mudando de nome como um Transformer muda de forma – no Twitter oficial da empresa.

O aparelho parece bastante com o sugerido pelos rumores. Parece que os botões de hardware na frente não existem mais, já que a navegação pelo Android agora acontece totalmente na tela – os botões Voltar, Home e Menu agora são virtuais. E parece que isto foi feito de uma forma esperta, então a navegação não parece muito diferente do Android 2.x, mas dá mais espaço na tela. E também não há mais um botão de busca, substituída por uma barra de busca no topo da tela. O Ice Cream Sandwich parece mais com o Honeycomb que com o Gingerbread, e ele parece ser bem rápido, com uma experiência bastante fluida até onde vimos.

Se este é o ICS/Nexus real, não saberemos semana que vem: Samsung e Google acabaram de adiar o anúncio, dizendo que “simplesmente não é o momento certo para se anunciar um novo produto”, e prometendo nova data e lugar em breve. Como lembra o This is my Next, Eric Schmidt (ex-CEO do Google) prometeu o ICS para até o final de novembro, então o atraso não deve ser enorme. Estaremos no aguardo. [Gadget.ro via BGR; This is my Next]

Atualização: o Google confirmou ao Business Insider que o evento foi adiado devido à morte de Steve Jobs. Diz o porta-voz da empresa: “Nós acreditamos que este não é o momento para anunciar um novo produto, enquanto o mundo expressa seu tributo ao falecimento de Steve Jobs.”