_Jogos

iControlPad mostra uma hipotética saída para os jogos tradicionais em dispositivos de toque

Depois de anos em desenvolvimento, o iControlPad foi finalmente lançado. Um controle de videogame tradicional, para ser usado em iPhones e outros aparelhos com Bluetooth. como smartphones com Android. Mas por enquanto, ao menos no iPod Touch/iPhone, ele ainda serve mais como prova de conceito do que qualquer outra coisa. Com um direcional, quatro botões […]

Depois de anos em desenvolvimento, o iControlPad foi finalmente lançado. Um controle de videogame tradicional, para ser usado em iPhones e outros aparelhos com Bluetooth. como smartphones com Android. Mas por enquanto, ao menos no iPod Touch/iPhone, ele ainda serve mais como prova de conceito do que qualquer outra coisa.

Com um direcional, quatro botões de ação (os mesmos A, B, X e Y do Super NES e do Xbox 360, mas em posições diferentes), dois botões traseiros e duas alavancas analógicas, o iControlPad parece perfeito para emular a jogabilidade de jogos tradicionais, modernos e antigos. Mas apesar de ser uma ótima ideia, a proposta de um acessório como este só funciona como deve se houver uma aceitação em massa dos desenvolvedores de jogos.

Os botões funcionam através de emulação de teclado via Bluetooth, mas as alavancas, por enviarem informações de posição constantemente, precisam de um método de comunicação mais avançado para conversar com os dispositivos. O problema é que o iOS não permite esse tipo de comunicação por Bluetooth oficialmente, de modo que os botões funcionam normalmente, mas para usar as alavancas é necessário no mínimo fazer jailbreak. Não temos informações ainda de como ele funciona no Android, mas visto que há jogos sendo adaptados para o Xperia Play e outros usam comandos de teclado físico (como os emuladores no Milestone), a coisa pode ser um pouco melhor.

Do lado da maçã, segundo o Touch Arcade, ainda não há nenhum jogo com integração nativa ao iControlPad. O iCade chegou primeiro (aliás, falaremos mais sobre ele em breve) e parece que já está sendo tratado como o padrão para interface de controle físico de jogos. Por isso o próprio controle iTouchArcade, que tem firmware atualizável, recebeu em breve um “modo iCade” de emulação de controles. Assim a sua lista de compatibilidade aumentará bastante de uma hora para outra.

Como controle para gamers entusiastas, o iControlPad ainda não está maduro o suficiente. Mas como hardware para os ráquers brincarem e verem o que conseguem fazer, deve ser bem interessante – nos jogos que funcionaram em iCoisas jailbroken a experiência é “definitivamente superior aos controles analógicos”, segundo o Touch Arcade. Ele já está disponível, custa US$ 57 (ou US$ 70, com as interessantes laterais da imagem acima, que “abraçam” um iPhone) e funciona com iOS, Android, PC e praticamente qualquer coisa que tenha Bluetooth. [iControlPad]

Sair da versão mobile