_Cultura

Idoso de 97 anos faz incríveis obras de arte usando apenas o Microsoft Paint

Um grande artista consegue se destacar em qualquer meio, não importa quão limitado este meio seja. Hal Lasko, de 97 anos, incorpora este conceito. Em vez de pintar com dezenas de pinceis caros ou pacotes de softwares high-end, Lasko usa uma ferramenta que muitos de nós abandonamos anos atrás – o Microsoft Paint do Windows […]

Um grande artista consegue se destacar em qualquer meio, não importa quão limitado este meio seja. Hal Lasko, de 97 anos, incorpora este conceito. Em vez de pintar com dezenas de pinceis caros ou pacotes de softwares high-end, Lasko usa uma ferramenta que muitos de nós abandonamos anos atrás – o Microsoft Paint do Windows 95.

As pinturas são fantásticas. Elas combinam um primitivismo 8-bit com uso habilidoso de cores e composições. Todas criadas em um simples Paint presente em um sistema operacional Windows com quase 20 anos de vida. Lasko tem problemas bem sérios de visão, mas como consegue ampliar a imagem no computador, consegue trabalhar os detalhes com facilidade.

Antes de descobrir as ferramentas digitais, Lasko trabalhou como designer gráfico, projetista para o exército durante a Segunda Guerra Mundial, e tipógrafo. Agora, aposentado, ele se concentra em sua própria arte digital. Como Hal diz, “não é mais trabalho, é diversão”.

Isso diz muito sobre a obra dele.

O vídeo abaixo é um pequeno documentário chamado The Pixel Painter dirigido por Josh Bogdan e Ryan Lasko. Você pode comprar as obras de Lasko em seu website! [Vimeo via This Is Colossal]

Sair da versão mobile