O TikTok fechou uma parceria com a empresa Virtual Dining Concepts para lançar nos Estados Unidos o “TikTok Kitchen”, um serviço de entrega de comida. Segundo o Bloomberg, as primeiras entregas devem começar a partir de março de 2022.

Como os vídeos de comida e de receitas estão em alta no app de vídeos curtos, era uma questão de tempo até que o TikTok entrasse no ramo de restaurantes.

A ideia é utilizar os vídeos virais de comida para fazer com que o usuário peça refeições pelo app do TikTok para serem entregues em casa.

Inicialmente, 300 restaurantes parceiros vão fazer as entregas sob a marca “TikTok Kitchen” — entre eles algumas redes nacionais americanas, como o Buca di Beppo e Bertucci’s. A expectativa é alcançar 1.000 estabelecimentos até o final do ano que vem.

O cardápio inaugural contará com massas e hambúrgueres, mas a ideia é que os pratos sejam alterados a cada trimestre.

Fonte de receita para criadores

A plataforma também pretende dividir os lucros do serviço de comida com aqueles criadores de conteúdo que produzirem vídeos destacando os pratos do menu do TikTok Kitchen.

“A receita das vendas do TikTok Kitchen irá tanto para apoiar os criadores que inspiraram o item do menu quanto para encorajar e ajudar outros criadores a se expressarem na plataforma de acordo com a missão da TikTok de inspirar criatividade e trazer alegria aos seus usuários”, afirmou o TikTok ao site TechCrunch.

O TikTok ressalta que a parceria é apenas um esforço de marketing para levar comida para os usuários e não um negócio de longo prazo no ramo alimentício. Porém, a empresa não detalhou como o serviço será na prática, por quanto tempo funcionará ou como será o processo de pedido dos itens pelos usuários.