Sua comida do iFood chegará por drone. Mas não agora. O iFood iniciará nesta quarta-feira (15), a primeira rota experimental de entregas com drones no Brasil. A operação fará entregas intermunicipais com voos entre Aracaju e Barra dos Coqueiros (SE).

Apesar de ser um experimento, essa é a segunda etapa de um projeto que já foi testado também em campinas (SP), em 2020, mas apenas com entregas pontuais pela empresa de delivery.

Vão ser cinco dias de testes, que terão início na quarta-feira (15) e terminará no domingo (19). Os horários das entregas serão das 11h às 17h. O uso da rota foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Assine a newsletter do Gizmodo

Rapidez nas entregas

iFood chegará por drone delivery do iFood sairá de um shopping em Aracaju e atravessará o rio Sergipe, percorrendo uma distância de 2,8 km. Entregas que geralmente levam de 25 a 55 minutos no trajeto, com o drone serão entregues em apenas 5 minutos, segundo a empresa. A ideia é reduzir em até 70% o tempo da entrega.

Mas calma! O drone não irá parar na sua janela para entregar a comida — o que seria bem legal — existe um ponto de retirada chamado “droneport”, onde haverá um entregador para receber e finalizar a entrega, levando o pedido ao destino certo.

O drone do iFood carrega até 2 KG, voa a 40 km por hora e tem paraquedas em caso de emergência. Ele voa em até 60 metros de altitude, o equivalente ao um prédio de 20 andares e conta com a ajuda de um GPS