O terremoto de magnitude 6.3 que atingiu Christchurch, na Nova Zelândia, em fevereiro, derrubou a catedral da cidade, erguida em 1864. Agora, o arquiteto japonês Shigeru Ban vai construir um substituto temporário – com papelão.

A estrutura na Nova Zelândia terá 24m de altura, quase a mesma altura da catedral original; vai acomodar até 700 pessoas; e será usada pela comunidade e por grupos musicais. Os tubos de papelão que formarão a catedral têm formato de A e são tratados para resistir a água e fogo. Cada um dos tubos pesa 500kg, e eles serão construídos localmente, assim como a janela de vidro na frente, enquanto o alicerce será feito com contêineres.

O arquiteto Shigeru Ban é bastante conhecido por usar papelão em seus projetos, por ser reciclável e muito resistente (depois de tratado). Ele já construiu uma igreja de papelão em Kobe, no Japão, depois do terremoto de 1995. A igreja foi desmontada e reciclada em 2005.

A câmara municipal de Christchurch ainda vai decidir um local para a construção, mas já espera que a estrutura de US$3,5 milhões já esteja pronta um ano depois do terremoto, em 22 de fevereiro de 2012. Ela deve levar três meses para ser montada e deve permanecer na cidade por dez anos, até a igreja anglicana original ser reconstruída. [The Telegraph via Architectizer]