Ikea vai lançar linha de móveis que recarregam celulares sem o auxílio de fios

Você não precisa mais se desesperar da próxima vez que esquecer o carregador do celular no trabalho. Quer dizer, isso se você comprar um dos móveis que recarregam celulares da fabricante sueca Ikea, anunciados na Mobile World Congress, em Barcelona.

As estações de carregamento sem fio são produzidas em conjunto com a Wireless Power Consortium e estarão disponíveis nos Estados Unidos e na Inglaterra a partir de abril. Os móveis disponíveis são escrivaninhas e mesas, mas também há acessórios como lâmpadas. O carregamento é feito posicionando o celular sobre uma das áreas demarcadas com um símbolo. O carregamento funciona com o celular a até 4cm de distância e é feito a partir de uma tecnologia chamada Qi Wireless, que funciona por transferência de indução de energia. O móvel precisa estar conectado à energia para carregar celulares. A empresa também venderá kits dos carregadores que permitem transformar qualquer móvel em uma estação de carregamento sem fio. Os kits custarão a partir de 30 euros, enquanto os móveis com o adaptador integrado custam a partir de 50 euros.

IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-2.0

IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-5.0

Jeanette Skjelmose, gerente corporativa da Ikea, diz que descobriu por pesquisas e visitas que as pessoas odeiam a bagunça que os fios causam e têm medo de ficar com os aparelhos descarregados — não que fosse preciso fazer muita pesquisa para descobrir isso. “Nossas soluções inovadoras, que integram carregamento sem fio em móveis farão a vida dentro de casa muito mais simples”, diz.

IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-4.0

IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-6.0

IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-3.0

Mas a tecnologia não funciona com qualquer celular. Por enquanto ela funciona com os Samsung Galaxy, Google Nexus e alguns outros. Celulares da Apple ainda não foram contemplados, mas a Ikea pretende lançar capas para os celulares incompatíveis.

Padrão

Ainda não existe uma tecnologia padrão para o carregamento sem fio. Microsoft, Samsung e HTC — e agora a Ikea — fazem uso da Qi Wireless da Wireless Power Consortium, mas ela não é a única. Cafés da rede Starbucks já oferecem o carregamento sem fio por meio da Power Matters Alliance, que possui apoio da Duracell e promete expandir a tecnologia para a Europa ainda neste ano, além também da Alliance for Wireless Power. A falta de um padrão não é benéfica aos usuários, que podem ficar na mão dependendo do celular que eles usarem. Fazer com que as potencialidades dessa tecnologia sejam mais conhecidas pode ser crucial na decisão para uma tecnologia padrão em todo o mundo. [WSJ, BBC]




IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-3.0 IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-2.0 IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-6.0 IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-4.0 IKEA-Qi-wireless-charging-furniture-5.0