_Natureza

Uma ilha na China está vazando lixo plástico e poluindo praias

Uma mistura de garrafas, recipientes de plástico e outros resíduos começou a surgir há cerca de duas semanas, e não para de aparecer desde então.

Visitantes de praias em Hong Kong vêm usando as redes sociais para expressar indignação sobre o estado atual da região: uma mistura de garrafas, recipientes de plástico e outros resíduos começou a surgir há cerca de duas semanas, e não para de aparecer desde então.

>>> Veja como se formaram as ilhas de lixo do oceano nos últimos 35 anos
>>> O plano maluco para limpar uma ilha gigante de lixo pode realmente acontecer

“Nunca, em meus 20 anos aqui, eu vi tanto lixo no nosso litoral do sul de Lantau”, escreve uma usuária do Facebook, em um post que inclui várias fotos de praias cobertas de lixo. “Os mares estão inundados com tanto lixo que ele continua chegando no litoral, é embaraçoso… Ninguém quer se sentar em uma praia com isso.”


Foto: Sara Wilson/Facebook

De acordo com o Quartz, as praias da região não são normalmente tão sujas, porque o lixo fica em aterros longe das áreas mais movimentadas da região.

No entanto, fotos obtidas pelo grupo ambientalista Sea Shepherd Hong Kong sugerem que os resíduos vêm da ilha de Wai Ling Ding, no sul de Hong Kong, onde há um depósito enorme de lixo.

O diretor da entidade, Gary Stokes, acredita que os resíduos estão escorrendo para o mar “como uma geleira de lixo” e chegando às praias de Hong Kong.

That’s how gross was my village beach today #yuck #notoplastic #2minutebeachclean #hongkong #waterpollution #take3forthesea

Um vídeo publicado por Kristina Kardenas ??? (@iamthegreenunicorn) em

Em um comunicado à CNN, o Departamento de Proteção Ambiental (EPD) de Hong Kong diz que “devido ao efeito das chuvas, das correntes marinhas e do vento sudoeste de monções, é possível encontrar mais lixo marinho durante o verão do que nas outras estações do ano”.

O EPD estima, no entanto, que a quantidade de lixo a ser recolhido é até 10 vezes maior do que o normalmente encontrado no verão em praias de Hong Kong. Rótulos e embalagens parecem indicar que a maior parte dos resíduos vêm da China continental.


Foto: Guy Nowell/Facebook


Foto: Nicola Taylor/Facebook


Foto: Lisa Christensen/Facebook

“Nós suspeitamos que as inundações em meados de junho [na China continental] podem ter trazido o lixo para o mar e, em seguida, ele foi levado até Hong Kong pelo vento sudoeste das monções e pelas correntes marítimas”, diz o EPD em comunicado.

No ano passado, um estudo constatou que a China – incluindo Hong Kong – é o maior produtor de resíduos plásticos no mundo. Ainda assim, em maio de 2015, o governo de Hong Kong publicou um relatório concluindo que “no geral, o lixo marinho não constitui um problema sério” na região.

[QuartzCNNSouth China Morning Post]

Primeira foto por Julia Leung/Facebook. Colaborou: Felipe Ventura.

Sair da versão mobile