_Natureza

Esta ilha desabitada está coberta de elásticos porque os pássaros pensam que são minhocas

Os conservacionistas britânicos descobriram que uma ilha protegida perto da costa sudoeste do Reino Unido está repleta de milhares de elásticos.

Elásticos e resíduos de pesca encontrados na ilha Mullion. Crédito: National Trust/Seth Jackson

Os conservacionistas britânicos descobriram por que uma ilha protegida perto da costa sudoeste do Reino Unido está repleta de milhares de elásticos.

Mullion Island é uma ilha desabitada na costa leste do condado de Cornwall, no sul do Reino Unido. A pequena massa terrestre mede apenas 259 metros de diâmetro. Como toda a ilha de Mullion foi reservada como um santuário de pássaros, quem quiser visitar o afloramento rochoso precisa de uma permissão especial.

Recentemente, guardas florestais do UK National Trust – uma organização dedicada à preservação dos locais históricos e naturais da Grã-Bretanha – foram alertados sobre algo estranho na ilha: milhares de elásticos espalhados ao longo da costa.

Mullion Island. Imagem: National Trust

“Primeiro notamos os elásticos em uma visita de monitoramento durante a época de reprodução e ficamos confusos por que havia tantas e como chegaram lá”, Mark Grantham, pesquisador do West Cornwall Ringing Group – uma organização que acompanha o movimento de pássaros – disse em um comunicado do National Trust.

Não querendo perturbar os pássaros em seus ninhos, Grantham e seus colegas esperaram até o outono no hemisfério norte para voltar à ilha para limpar a bagunça.

“Em apenas uma hora, coletamos milhares de elásticos e punhados de resíduos de pesca”, disse ele.

Esses resíduos de pesca incluíam pedaços de rede de pesca verde e barbantes, alguns dos quais tinham a forma de pequenas bolas – um sinal revelador de que os resíduos indigestíveis haviam se aventurado através de um sistema digestivo aviário.

Uma bola de resíduos indigestíveis contendo uma faixa elástica amarela. Crédito: National Trust/Seth Jackson

Em um comunicado de imprensa, guardas do National Trust dizem que finalmente descobriram o que está acontecendo: grandes gaivotas-de-dorso-preto e arenque, que pousam na ilha, estão confundindo os elásticos com minhocas. As gaivotas estão aparentemente arrancando elásticos descartados dos campos agrícolas do continente e levando-os para Mullion Island. Os elásticos podem ficar presos no estômago, impedindo que os pássaros se alimentem das minhocas reais que os nutririam.

Este é um exemplo triste das consequências imprevistas do descuido humano e de como nem os santuários protegidos são imunes ao lixo.

Pedaços de rede de pesca e barbante regurgitados por gaivotas. Crédito: National Trust/Seth Jackson

Agora, o Trust está pedindo às empresas locais que considerem maneiras alternativas de descartar plástico, látex e outros materiais nocivos à vida selvagem.

“Os materiais de uso único estão tendo um impacto alarmante nos lugares mais remotos do país”, disse Lizzy Carlyle, chefe de práticas ambientais do National Trust, em comunicado à imprensa. “Cabe a todos nós assumir a responsabilidade pela forma como usamos e descartamos esses itens – sejam produtores ou consumidores”.

As gaivotas podem não parecer aves vulneráveis, mas suas populações estão em declínio. O número de grandes gaivotas-de-costas-pretas – a maior espécie de gaivota do mundo – caiu 30% nos últimos anos, e as gaivotas-prateadas estão na Lista Vermelha de Aves de Conservação do Reino Unido. As ameaças às aves marinhas da Grã-Bretanha incluem o declínio dos estoques de peixes, perda de habitat, aquecimento do mar, emaranhamento nas redes de pesca e ingestão de plásticos, de acordo com o National Trust.

“Plástico e borracha ingeridos são outro fator em uma longa lista de desafios que nossas gaivotas e outras aves marinhas devem enfrentar apenas para sobreviver”, disse Holder.

Sair da versão mobile