_Espaço

Esta é a melhor imagem já capturada de Pandora, uma das luas de Saturno

A sonda Cassini está circulando os polos de Saturno, bem próximo ao anel F do planeta. E ali, foi capturada uma bela imagem da lua Pandora.

Pandora é uma das pequenas luas de Saturno, pequena demais para formar uma esfera sob sua própria gravidade. Essa rocha espacial que mede 83 quilômetros parece ter sido feita de massinha quando observamos a imagem mais próxima já capturada pela sonda Cassini da NASA.

• Sonda Cassini começa suas últimas tarefas nas redondezas de Saturno
• Veja esta imagem impressionante de Saturno visto de cima

A Cassini está circulando os polos de Saturno, bem próximo ao anel F do planeta. Como a nave está se aproximando do fim da vida, os cientistas a colocaram numa missão arriscada e estão sendo capturadas imagens sem precedentes das luas de Saturno.

A imagem acima foi tirada no dia 18 de dezembro, a apenas 45.000 quilômetros de distância de Pandora. Em uma resolução de 240 metros por pixel, as marcas e crateras da lua ficam mais definidas.

Antes, a imagem mais próxima de Pandora tinha sido capturada em 2005, a uma distância de 52.000 quilômetros. Mas a primeira foto dessa lua foi tirada pela sonda Voyager 2, em agosto de 1981:

35 anos depois, Pandora não parece ter mudado muito, mas a nossa tecnologia parece ter avançado bastante.

[NASA]

Sair da versão mobile