_Ciência

Esta imagem capturada pela sonda Rosetta quase te coloca na superfície de um cometa

A sonda Rosetta encerrou sua missão em setembro de 2016, mas entusiastas de ciência continuam descobrindo e reprocessando algumas das imagens feitas do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pelo orbitador. Dá uma olhada nesta acima. • NASA anuncia astronautas que farão o primeiro voo privado à Estação Espacial Internacional • Telescópio Kepler ainda não está morto e pode ter mais […]

A sonda Rosetta encerrou sua missão em setembro de 2016, mas entusiastas de ciência continuam descobrindo e reprocessando algumas das imagens feitas do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko pelo orbitador. Dá uma olhada nesta acima.

• NASA anuncia astronautas que farão o primeiro voo privado à Estação Espacial Internacional
• Telescópio Kepler ainda não está morto e pode ter mais uma missão de observação de exoplanetas

O astrônomo amador Stuart Atkinson cortou e processou essa imagem a partir do arquivo da Agência Espacial Europeia para fazê-la parecer como se você estivesse de frente para a superfície do cometa. Ele começou com uma imagem raw, mostrada abaixo, da região “Bes” do cometa, que a espaçonave Rosett fotografou com sua câmera OSIRIS em 10 de fevereiro de 2016.

Imagem: ESA

A Rosetta capturou milhares de imagens do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko enquanto coletava dados. Só algumas foram limpas para ficarem legais para o público, mas dá para você achar várias fotos incríveis por meio do arquivo de imagens da Agência Espacial Europeia.

Aliás, existe um monte de imagens gratuitas por aí, esperando por alguém para processá-las. Aqui estão algumas imagens raw de Saturno capturadas pela Cassini, por exemplo; tem também as imagens de Marte, feitas pela Curiosity, pela Opportunity e pela HiRISE; de Júpiter, pelas lentes da JunoCam, da sonda Juno; da Lua, capturadas pelo Orbitador de Reconhecimento Lunar; de Plutão, pela New Horizons; e outros dados do Sistema de Dados Planetários da NASA. Geralmente, essas imagens aparecem distorcidas ou com artefatos da câmera e movimentos da espaçonave, que o artista precisa remover.

Esses arquivos são frequentemente armazenados no formato de arquivo de dados astronômicos .FITS, então você precisa de softwares como o FITS Liberator para abri-los.

O arquivo de imagens da Agência Espacial Europeia se tornou um grande tesouro dos entusiastas de espaço. Usando as várias imagens que a Rosetta tirou, astrônomos amadores criaram imagens fantásticas e até filmes. O usuário do Twitter landru79, por exemplo, criou gifs animados fantásticos a partir das foto.

As espaçonaves coletam dados, mas cabe aos humanos transformá-los em imagens legais. É um hobby que vale a pena adotar, pelos resultados, que podem ser espetaculares.

Imagem: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA – CC BY SA 4.0; Acknowledgement: S Atkinson.

Sair da versão mobile