
Imagens da NASA mostram lago surgindo no meio do deserto
Imagens de satélite registradas pela NASA mostram um lago “surgindo” no meio de uma região árida na Austrália. O Lago Eyre está localizado no sul da Austrália e é um lago de 9.368 quilômetros quadrados que enche a cada década.
Ele é, nas raras ocasiões em que está cheio, o maior lago da Austrália. Para ter uma noção de quanto essas cheias são raras, de acordo com o National Parks and Wildlife Service South Australia, ele só ficou completo de água três vezes entre 1860 e 2025.
Quando o lago está cheio, sua salinidade é a mesma da água do mar. Porém, ele se torna hipersalino à medida que seca e a água evapora. Ao norte do lago fica o Deserto de Simpson. O lago recebeu esse nome em homenagem a Edward John Eyre, o primeiro europeu a avistá-lo em 1840.
Uma animação, composta por 16 imagens feitas pelo satélite EOS AM-1 da NASA, mostra a evolução de Kati Thanda-Lake Eyre (o nome completo do lago) de 29 de abril a 12 de junho.
Veja as imagens
Geografia do lago ‘raro’ do deserto
O lago Eyre fica nos desertos da Austrália central, localizado a cerca de 700 km da cidade de Adelaide. A Bacia do lago Eyre é um grande sistema endorreico – um tipo de bacia hidrográfica onde a água que flui não chega ao mar, desembocando em lagos, pântanos ou planícies.
A parte mais baixa é preenchida pelo sal gerado pela expansão sazonal e subsequente evaporação das águas retidas. Mesmo na estação seca, geralmente há alguma água remanescente, normalmente se acumulando em mais de 200 sublagos menores dentro de suas margens.

Lago Eyre em 1990, visto do ônibus espacial Columbia. Imagem: NASA/Reprodução
O lago foi formado por processos de erosão após a elevação tectônica ocorrida ao fim do Pleistoceno (aproximadamente 11.700 anos atrás).
Normalmente, uma inundação de 1,5 m ocorre a cada três anos, uma inundação de 4 metros a cada década e um enchimento ou quase enchimento algumas vezes por século. A água do lago logo evapora, normalmente, no final do verão seguinte. Além disso, a maior parte da água que entra nos lagos chega pelo rio Warburton.