_Google

Imagens de satélite do Google Maps mostram detalhes das bases russas

Normalmente, imagens de áreas militares de países costumam ter uma qualidade inferior no Maps. Mas é possível observar com detalhes algumas instalações russas; veja como

russas

imagem: Google Maps / reprodução

Cenas da movimentação de tropas russas e da destruição causada durante a invasão na Ucrânia circulam na TV e nas redes sociais todos os dias. Mas, para além dessas imagens, é possível também ter uma visão detalhada das bases militares russas usando o Google Maps.

Normalmente, o Google Maps não revela áreas militares dos países. Nesses pontos, as áreas ficam borradas, ou com uma qualidade inferior — assim como acontece com o rosto de pessoas.

Mas, na última segunda-feira (18), usuários notaram que as imagens de satélite das bases russas apareceram com uma qualidade excelente. Isso permitiu ver detalhes de navios e aviões militares russos.

No Twitter, as forças armadas da Ucrânia comentaram o assunto, e ainda postaram quatro imagens de bases da Rússia.

“Agora, todos podem ver uma variedade de lançadores russos, mísseis balísticos intercontinentais, postos de comando e aterros secretos, com uma resolução de cerca de 0,5 metro por pixel”, disse a página.

O Google Maps afirmou que nunca havia borrado as imagens das bases russas. “Não fizemos nenhuma alteração de desfoque em nossas imagens de satélite na Rússia”, afirmou a empresa, em um tuíte.

Além da Rússia, o satélite do Google também mostra com detalhes instalações militares de outros países, como os Estados Unidos, por exemplo.

Para ver as bases militares russas, basta ir até o Google Maps no seu smartphone, PC ou Notebook, digitar o nome da base buscada. Daí, na parte inferior da tela, basta clicar em “satélite”. Pronto. Agora é só ampliar a imagem com o recurso de zoom em busca de detalhes.

 

Sair da versão mobile