
Confira 4 grandes imagens do espaço publicadas pela NASA em maio
Diariamente, a NASA publica uma foto diferente do universo no site “Imagem Astronômica do Dia”. Próximo ao meio do ano, a agência espacial já divulgou diversas imagens incríveis do espaço, sempre com a explicação de um astrônomo profissional. Por isso, confira as melhores do mês de maio abaixo com o Giz Brasil:
1. Estação Espacial Internacional cruza o Sol (21 de maio)

Pau Montplet Sanz
Normalmente vista apenas à noite, a ISS (Estação Espacial Internacional) também pode ser vista durante o dia apenas quando cruza o Sol. Porém, por ser extremamente rápida, apenas câmeras com exposições curtas podem capturar sua silhueta da ISS. É o caso desta imagem feita a partir de Sant Feliu de Buixalleu, na Espanha.
2. Marte no Loop (30 de maio)

Imagem: Tunc Tezel
Esta composição de imagens entre setembro de 2024 e maio de 2025 traça o loop de Marte através das constelações de Gêmeos e Câncer no céu noturno. O aparente movimento retrógrado em relação às estrelas é reflexo do movimento orbital da própria Terra. Aliás, confira esta animação do movimento no Vimeo.
3. Herbig-Haro 24 (28 de maio)

Imagem: NASA , ESA , Hubble Heritage
Dados de imagens do Telescópio Espacial Hubble mostram jatos cósmicos estendendo-se por cerca de meio ano-luz através da estrela recém-nascida Herbig-Haro 24 (HH 24). A protoestrela central de HH 24 é cercada por poeira fria e gás achatados em um disco de acreção giratório. Conforme o material do disco cai em direção ao objeto estelar, ele se aquece e lança jatos opostos ao longo do eixo de rotação do sistema.
4. Linhas do Planeta na Água (5 de maio)

Imagem: Jose Antonio Hervas
Por fim, na lista de melhores imagens do espaço, a foto mostra a Lua nascente, Vênus e Saturno refletidas em linha do Mar Mediterrâneo em Ibiza, na Espanha, em abril. Já o outro objeto brilhante à direita é um farol em uma rocha para alertar os barcos. De acordo com a NASA, quando a superfície da água está lisa, os objetos refletidos aparecem como manchas. Já se a água estiver agitada, eles formam, normalmente, uma linha.