Imagens perturbadoras mostram o tamanho da poluição extrema na Índia

Cidade de Nova Déli, na Índia, passa por uma emergência causada pela poluição excessiva.

Nova Déli, a capital da Índia e lar de mais de 25 milhões de pessoas, está atravessando um “evento de poluição extrema”. Em outras palavras, a cidade está com o ar totalmente poluído. Fotografias recentes mostram o tamanho do problema, que está sendo atribuído a tudo, desde emissões de veículos a queima de colheitas, além de fumo e fogos de artifício.

Uma fumaça nociva tomou conta da cidade de Nova Déli, e está causando muito mais do que sensação de queimadura nos olhos e na garganta. Os ânimos ficaram exaltados no fim de semana, quando centenas de cidadãos se juntaram fora dos prédios do parlamento para protestar contra as condições de deterioração. É a maior poluição a atingir a cidade em ao menos duas décadas.

Em resposta, o governo declarou uma emergência de poluição, proibindo temporariamente construções por cinco dias, desativando uma usina de energia por 10 dias, e fechando as 1.800 escolas da cidade por três dias. Se a situação não melhorar, as autoridades da cidade podem restringir a quantidade de veículos permitida nas ruas.

In this combination of two photos, the New Delhi skyline is seen enveloped in smog over a railway station on Friday, Oct. 28, 2016, top, and a day after Diwali festival on Monday, Oct. 31, 2016, bottom. As Indians wake Monday to smoke-filled skies from a weekend of festival fireworks for the Hindu holiday of Diwali, New Delhi's worst season for air pollution begins, with dire consequences. A new report from UNICEF says about a third of the 2 billion children in the world who are breathing toxic air live in northern India and neighboring countries, risking serious health effects including damage to their lungs, brains and other organs. (AP Photo/Altaf Qadri, top, and Tsering Topgyal, bottom)

Acima, Nova Déli antes da crise de poluição; abaixo a cidade dominada pela fumaça. Via AP

O nível de partículas perigosas chegou a 700 microgramas por metro cúbico na segunda-feira (7). Durante o fim de semana, o nível passou de 1.000 em alguns lugares, o que é 16 vezes mais do que o limite considerado seguro pelo governo indiano – e 70 vezes mais do que a Organização Mundial da Saúde considera seguro.

Exposição sustentada a esse nível extremo de poluição é considerada o equivalente a fumar mais do que dois maços de cigarro em um dia. As partículas finas, que medem entre 2,5 e 10 micrômetros, podem entrar nos pulmões, na corrente sanguínea, e até no coração. Os mais velhos e mais novos são os que mais ficam em risco.

Nova Déli é um lugar miserável para se estar agora mesmo, e é facilmente a cidade mais poluída do mundo no momento. Moradores foram orientados a visitar o hospital caso sintam falta de ar, tontura, dor no peito e constrição, além de lavar os olhos com água corrente se eles ficarem irritados. Cidadãos buscam máscaras anti-poluição, e vendedores aproveitam para lucrar mais com elas.

A causa da poluição está sendo atribuída a emissões de veículos, construções, fogos de artifício de datas festivas, e fumo excessivo. Mas parece que o fator que mais contribui para a fumaça é a prática da queima de colheita. Na terça-feira (8), um cientista do governo disse que queimas de colheita em Punjab e Haryana contribuíram com quase 70% da carga de poluição em Nova Déli.

In this combination of two photos, the New Delhi skyline is seen enveloped in smog on Friday, Oct. 28, 2016, top, and a day after Diwali festival on Monday, Oct. 31, 2016, bottom. As Indians wake Monday to smoke-filled skies from a weekend of festival fireworks for the Hindu holiday of Diwali, New Delhi's worst season for air pollution begins, with dire consequences. A new report from UNICEF says about a third of the 2 billion children in the world who are breathing toxic air live in northern India and neighboring countries, risking serious health effects including damage to their lungs, brains and other organs. (AP Photo/Altaf Qadri, top, and Tsering Topgyal, bottom)

Outra comparação de Nova Déli antes e depois. Via AP

O clima também deu a sua ajuda, incluindo uma mudança na direção do vento que transportou os poluentes das queimas de colheita. Ventos de superfície calmos na capital impediram que os poluentes se dispersassem, levando a um acúmulo de compostos químicos tóxicos.

Meteorólogos esperam que os níveis de poluição caiam ao longo da semana conforme os ventos de superfície fiquem mais ativos. Dito isso, o nível de qualidade do ar provavelmente vai ficar entre “severo” e “muito ruim” ao longo da semana.

[galeria_embeded]

Críticos dizem que o governo está reagindo à emergência de poluição com a implantação de soluções de curto prazo, e que algo precisa ser feito para solucionar o problema a longo prazo.

[New York Times, CNN, Times of India]

Fotos via AP

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas