_Tecnologia

Imgur: como um site simples e funcional se transformou em uma enorme rede social

O que parece um simples serviço de hospedagem de imagens na web é muito mais do que isso. O Imgur anunciou que superou a marca de 100 milhões de visitantes únicos por mês – ele é um dos 30 sites mais visitados nos Estados Unidos. O impressionante é que o Imgur recebe 27 milhões de […]

O que parece um simples serviço de hospedagem de imagens na web é muito mais do que isso. O Imgur anunciou que superou a marca de 100 milhões de visitantes únicos por mês – ele é um dos 30 sites mais visitados nos Estados Unidos.

O impressionante é que o Imgur recebe 27 milhões de visitantes únicos a mais do que o Reddit. E o Imgur cresceu a partir do Reddit – ele se tornou popular após ter sido “escolhido” como serviço de hospedagem por usuários do Reddit. Ele, aliás, nasceu em 2006 para suprir uma necessidade dos usuários do Reddit, que queriam um serviço simples para enviar e compartilhar imagens no meio das discussões.

Alan Schaaf, fundador e CEO do Imgur, contou um pouco da história do seu serviço ao VentureBeat. Inicialmente, o Imgur apenas hospedava as imagens, com o diferencial de continuar com elas em seus servidores por 90 dias (ou mais), o que não acontecia em outros serviços. Mas Schaaf queria mais, e no ano passado começou a transformar o seu simples e extremamente funcional serviço em uma rede social completa – os usuários passaram a ser conhecidos como “Imgurians”.

Essa comunidade de usuários pode conferir uma galeria na página inicial do Imgur com as imagens mais compartilhadas, pode acessar e enviar imagens por apps para iOS e Android (que, segundo Schaaf, contribuíram para a marca de 100 milhões de visitantes únicos mensais, já que o tráfego subiu 30% desde o lançamento dos apps). Recentemente eles ganharam uma ferramenta para gerar memes, e 100.000 memes são criados mensalmente por elas.

E o que mais? Para o futuro, Schaff diz estar trabalhando em um gerador de gifs animados (sim, por favor!!), mas ele não deu nenhuma previsão de quando ele vai lançar. Vídeos como no Instagram ou Vine? Nem pensar, não é esse caminho que o Imgur quer seguir. “Nós definitivamente não vamos adicionar filtros de fotos ao site. Filtros são ridículos”, ele diz, descartando tornar-se efetivamente um competidor do Instagram. “O Imgur é sobre imagens, elas podem ser fotos, mas não precisam ser.”

Assim, em sete anos, o Imgur passou de um simples serviços de hospedagem de imagens usado no Reddit a uma enorme comunidade de compartilhamento de imagens que está entre os sites mais visitados dos Estados Unidos. Tudo isso sem precisar de grandes investidores (Schaff diz que nunca recebeu nenhum investimento e que o site é lucrativo, apesar de não detalhar exatamente como). É claro que muito dinheiro ajuda, mas não é só isso. O Imgur tem uma experiência de uso simples e funcional, e é isso o que seus usuários procuram – e é por isso que eles não param de usá-lo. [VentureBeat]

Sair da versão mobile