_Dicas

Como impedir que o seu computador fique lento

Cinco dicas para evitar ao máximo que seu computador fique mais lento do que deveria.

Conforme os meses e os anos passam, mesmo o mais potente dos computadores pode ficar lento e mostrar sinais da idade, como acontece também com carros. Mas como no caso de um automóvel, você pode fazer algumas coisas para minimizar esses problemas e manter seu notebook rodando o mais rápido possível enquanto for possível. Eis alguns passos simples que você pode tomar para evitar que seu computador fique lento.

Como enrolar seus cabos para que eles não se embaracem

Mantenha poucos programas e extensões

Aplicações de desktop e extensões de navegadores são normalmente os principais culpados pela lentidão do seu computador. Quanto mais deles seu sistema operacional tiver que lidar, mais trabalho ele precisa fazer e mais recursos de sistema são usados.

Pense duas vezes antes de instalar qualquer coisa nova, e se pergunte se você realmente precisa daquilo no seu sistema. Talvez exista uma versão web que você possa usar no lugar, ou talvez até seja possível executar uma versão portátil a partir de um pen drive.

Para essas aplicações e plug-ins de navegadores que você realmente não consegue viver sem, tire um tempo regularmente para limpá-las. Qualquer coisa que ficar juntando poeira no seu sistema operacional deve ser desinstalado, pelos motivos que já citei – significa que nem sempre seu sistema operacional precisa deles.

Existem vários utilitários de terceiros que ajudam a manter o mínimo possível de aplicações e extensões para garantir que você não encha seu computador com besteira. O CCleaner é um dos melhores multiplataforma e gratuito disponíveis.

Outra razão para isso ser bom é que também ajuda a manter a maior quantidade possível de armazenamento local. Comece a encher demais seu disco rígido e a lentidão aparece em pouco tempo.

Não deixe programas iniciarem automaticamente

Vários programas são configurados para abrir ao mesmo tempo que o Windows ou o macOS, e por mais que isso permita que eles se carreguem mais fácil para quando você precisar deles, também significa que seu computador vai demorar mais e mais para iniciar e ficar pronto para ser usado.

Para conferir o que é aberto junto com o OS, entre na aba Inicializar no Gerenciador de Tarefas no Windows (clique com o botão direito na barra de tarefas para encontrar esse recurso), ou Usuários & Grupos nas Preferências de Sistema no Mac (veja na aba Itens de Início), que você pode acessar clicando no menu da maçã no lado esquerdo superior.

É justo dizer que a auto-inicialização funciona bem para alguns aplicativos, especialmente aqueles que você quer usar assim que liga o computador, mas é bom manter essa lista com a menor quantidade possível de itens para ter um desempenho melhor. Algumas tentativas e erros são necessárias para definir qual é o maior devorador de recursos do sistema do seu computador.

Priorize a segurança

Outro problema comum que causa lentidão em sistemas é a presença de malwares que se instalam no seu computador. Não apenas vírus poderosos, mas também extensões de navegadores que coletam dados de publicidade e utilitários questionáveis que são instalados juntos com softwares genuinamente úteis.

Isso nos leva de volta a um ponto comentado anteriormente: ser bastante seletivo em relação ao que você instala no seu computador vai beneficiá-lo a longo prazo.

Claro que malwares e adwares indesejados podem se instalar sem você perceber, e é por isso que um pacote competente de segurança pode mantê-los longe da sua máquina. Freewares são bastante atraentes por motivos óbvios, mas essa é uma daquelas situações em que gastar um pouco a mais por algo profissional é um investimento válido, considerando que você consiga escolher o pacote ideal.

Nossos colegas do Lifehacker têm algumas boas recomendações de softwares de segurança que funcionam no Windows ou no Mac.

Atualize tudo regularmente

Atualizar os softwares e firmwares às vezes é meio chato, mas é uma das coisas que mais ajuda a manter o sistema saudável por diversos motivos. Os updates corrigem falhas de segurança, otimizam códigos, adicionam novos recursos, e também melhoram a compatibilidade com todos os outros hardwares e softwares que você tem em seu sistema.

Particularmente com versões modernas do Windows, macOS e todos os aplicativos que rodam neles, manter softwares atualizados é crucial para evitar lentidões e falhas, e é por isso que muitos apps atualmente se atualizam automaticamente.

No Windows, você pode encontrar as configurações de atualização na área Atualização & Segurança na área de Configurações (acessível pelo menu Iniciar); no macOS, vá até a App Store e abra a aba Atualizações para ver o que há disponível.

Atualize, restaure, repita

Outro ponto relacionado ao anterior: é bom de vez em quando restaurar todo o seu computador para as configurações de fábrica, já que você sempre ganha melhorias de desempenho significativas fazendo isso.

Em um passado não muito distante os benefícios de fazer isso eram superados pela dificuldade em ter tudo reformatado e reinstalado, mas as versões mais recentes do Windows 10 e do macOS Sierra tornam o processo inteiro muito mais simples: você pode até restaurar o sistema sem perdem nenhum tipo de dado pessoal.

No Windows, vá até Atualização & Segurança para fazer isso (confira um guia completo aqui, em inglês); no Mac, entre na ferramenta Disk Utility ao reiniciar sua máquina e segurar Cmd+ R enquanto ele inicia novamente (guia completo aqui, em inglês).

É preciso ter certeza que você fez backup de todas as suas coisas importantes, e você pode baixar e instalar facilmente todos os softwares que achar necessário, mas deixando de lado essas pequenas inconveniências, é como uma grande faxina no seu sistema, e deve parar as sempre crescentes lentidões.

Sair da versão mobile