_Comida

Impossible Foods está desenvolvendo uma alternativa vegetal ao leite de vaca

Produto ainda não tem nome nem data para chegar ao mercado. Substituto de leite poderia ser até usado em receitas dispensando adaptações.

Captura de tela: Impossible Foods

Há uma infinidade de razões para substituir o leite de vaca por alternativas de nozes, de aveia ou de soja. Mas para quem gosta de laticínios, não é a mesma coisa. Assim, a Impossible Foods, fabricante do Impossible Burger e de outras alternativas à base de vegetais, está trabalhando em mais um substituto. Desta vez, um líquido feito de plantas que parece, tem gosto e se comporta como leite de vaca.

Durante uma conferência de imprensa virtual na manhã de terça-feira (20), a Impossible Foods revelou que vai dobrar o tamanho de sua equipe de pesquisa e desenvolvimento no Vale do Silício no ano que vem. Ela também lançou o que chama de “Projeto Investigador Impossible” para atrair cientistas importantes a contribuir para a sua causa.

A empresa também mostrou pela primeira vez sua nova alternativa vegetal ao leite de vaca, que ainda não foi batizada com um nome atraente pelo pessoal do marketing (embora seja razoavelmente seguro apostar que Impossible Milk está entre as opções).

Parece espumar igual leite de verdade. Captura de tela: Impossible Foods

Assim como o carro-chefe da empresa, o Impossible Burger, a nova alternativa ao leite da Impossible Foods é feita com proteínas estáveis ​​provenientes de plantas.

A ideia é que ele se misture adequadamente com outros líquidos (como o café quente) sem formar precipitados que podem alterar a textura e a experiência de beber e possa ser batido para formar espuma. Assim, ele poderia ser usado como ingrediente em outros produtos alimentícios sem ter para modificar as receitas.

Assim como acontece com os produtos da Impossible Foods que imitam carne, o objetivo da alternativa ao leite é preservar a experiência de consumir produtos lácteos — incluindo a textura, a sensação na boca e o sabor — e, ao mesmo tempo, reduzir a demanda por criação de gado.

Em outras palavras, o Impossible Milk não será necessariamente um substituto para o leite de soja ou de nozes. Muitos consumidores preferem essas alternativas ao leite de vaca. O objetivo da empresa é criar uma alternativa para quem quer parar de tomar leite de vaca mas não quer abrir mão da experiência.

A empresa não deu um cronograma de quando seu substituto do leite estará pronto para deixar seus laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. Mesmo assim, já dá para saber que a Impossible Foods conseguiu expandir sua pesquisa para além de substitutos para produtos de carne moída. Um cheeseburger completo a base de vegetais está a caminho.

Sair da versão mobile