A impressão 3D é divertidona e, mais que isso, pode ser bastante útil — se até a NASA está levando uma impressora dessas para a ISS, alguma utilidade ela tem. Embora as impressoras 3D ainda sejam um tanto inacessíveis pela questão do preço, o Windows 8.1 quer fazer a sua parte no processo de popularização delas. Para tanto, a Microsoft promete suporte total a essa nova leva de equipamentos na nova versão do sistema.

Na prática, o grande benefício que o Windows 8.1 traz à impressão 3D é facilitar o workflow de quem trabalha com elas. Em vez de passar o projeto em vários softwares em preparação para a impressão, o sistema lista as impressoras conectadas, se integra à Charm Bar para acesso rápido e faz aquele meio de campo entre o projeto na tela e o objeto 3D impresso. Há diferenças, em processo e padronização, entre uma impressão convencional, no papel, e uma 3D; o Windows 8.1 torna essa última mais parecida, do ponto de vista do usuário, com a primeira. Para os desenvolvedores, isso significa mais facilidade para integrar impresssoras 3D em seus apps.

Durante a BUILD 2013 a Microsoft exibiu um punhado de impressoras 3D gerando coisas legais a partir de máquinas com Windows 8.1. Embora ainda seja um recurso de nicho, é bom ver a empresa se antecipando a uma tendência que só tem a crescer. O post do Extreme Windows, blog oficial da Microsoft para assuntos Windows mais hardcore, traz mais detalhes (em inglês). [Extreme Windows Blog]

A impressora que aparece no vídeo é uma 3D Cube, a mesma que estamos sorteando em parceria com a Imprima 3D. O prazo para enviar o seu projeto e concorrer a ela termina hoje. Corre que ainda dá tempo!