A Microsoft divulgou um documento no MSDN, seu portal para desenvolvedores, detalhando algumas novidades que pintarão em breve na loja de apps do Windows Phone — que, por sinal, mudou de nome e agora se chama Windows Phone Store, não mais Windows Phone Marketplace. Ele traz uma má notícia para quem tem um Windows Phone 7.x…

O documento diz, com todas as letras, que o recurso de in-app purchases, ou seja, a compra de itens/recursos dentro de apps, recurso muito usado por apps e jogos freemium, será restrita ao Windows Phone 8. A versão 7.8, que os atuais usuários dos Windows Phones já lançados receberão, não ganhará esse mecanismo. E como ele depende diretamente do Wallet Hub, uma central de pagamentos, cupons de desconto, ofertas e NFC, presume-se que esse também será restrito ao Windows Phone 8.

O Windows Phone 8 foi anunciado em junho. Nessa versão o sistema passará a usar o kernel do Windows 8, o que o torna incompatível com o atual Windows Phone 7.5. Usuários dessa versão do sistema receberão uma atualização menor, versão 7.8, da qual a única novidade conhecida até o momento é a nova tela inicial. [MSDN via The Verge. Imagem: ]