_Saúde

Índia bate recorde mundial e atinge 4.529 mortes por Covid-19 em um dia

Com mais de 25,5 milhões de casos de Covid-19 e 283.248 mortes desde o início da pandemia, a Índia tem o segundo maior número de registros.

Família chora morte de paciente de Covid-19

Foto: Sajjad Hussain / AFP (Getty Images)

Na quarta-feira (18), a Índia registrou 4.529 novas mortes de coronavírus e bateu novo recorde mundial. O país está sofrendo com a propagação descontrolada da doença e no mesmo dia, também relatou 267.334 novas infecções.

Com mais de 25,5 milhões de casos de Covid-19 e 283.248 mortes desde o início da pandemia, a Índia tem o segundo maior número de registros. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, que lideram o número de infecções com mais de 32,9 milhões de casos.

Especialistas em saúde globais acreditam que o número real de novos casos e mortes na Índia é provavelmente muito maior do que a contagem oficial, embora haja sinais encorajadores de que o número de infecções começou a se estabilizar.

A situação agora atingiu o pior cenário. Segundo a BBC, dezenas de corpos apareceram nas margens do rio Ganges, considerado sagrado no hinduísmo, conjunto da religião indiana.  Apesar de ter vacinado mais de 185,8 milhões de pessoas — sendo 1,3 milhão de pessoas recebendo a dose somente no dia de ontem, de acordo com o rastreador de vacinação mantido pelo Hindustan Times isso ainda é pouco porque a população da Índia é de 1,36 bilhão de pessoas. Ainda há um longo caminho a percorrer antes de alcançar a imunidade coletiva contra a Covid-19.

A Índia não é o único país da Ásia que está lutando com um aumento nos casos e mortes por coronavírus. A Malásia registrou 6.075 novos casos na quarta-feira, de acordo com o Strait Times de Cingapura, um recorde para o país. Autoridades de saúde na Malásia estão agora refletindo sobre um lockdown nacional para conter a disseminação do vírus, embora nenhuma decisão final tenha sido tomada.

Sair da versão mobile