Estar à frente do seu tempo é pensar além. Adotar novas ideias, não ter medo de inovar ou enfrentar seus opositores em regras, teorias e comportamentos pode credenciar uma pessoa a esse patamar. É resolver, é lutar contra o status quo.

Pensando nisso, em parceria com o Telecine, separamos quatro indicações de filmes com protagonistas que estiveram à frente do seu tempo. Confira!

Desobediência

A fotógrafa Ronit (Rachel Weisz) retorna para a cidade natal pela primeira vez em muitos anos em virtude da morte do pai, um respeitado rabino. Seu afastamento foi bastante abrupto e o reaparecimento é visto com desconfiança na comunidade, mas ela acaba acolhida por um amigo de infância (Alessandro Nivola), para sua surpresa atualmente casado sua paixão de juventude, Esti (Rachel McAdams)

No livro, a comunidade judaica ortodoxa é um quarto personagem, sempre espreitando os personagens, julgando suas ações. Já no filme, essa lógica é subvertida. A cultura judaica como um fator extremamente importante na construção da identidade dos três personagens principais, Esti (Rachel McAdams), Dovid (Alessandro Nivola) e Ronit (Rachel Weisz), parece tornar-se um acessório não tão importante dentro do filme. O espectador deve prestar atenção somente ao amor proibido entre as mulheres.

Assista no streaming do Telecine.

As Boas Maneiras

Ana (Marjorie Estiano) contrata Clara (Isabél Zuaa), uma solitária enfermeira moradora da periferia de São Paulo, para ser babá de seu filho ainda não nascido. Conforme a gravidez vai avançando, Ana começa a apresentar comportamentos cada vez mais estranhos e sinistros hábitos noturnos que afetam diretamente Clara.

Ana encontra em Clara primeiro uma confidente, depois uma parceira, e com ela termina compartilhando um sangrento segredo seu (que justifica a filiação ao cinema de horror).

Assista no streaming do Telecine.

Retratos de uma Jovem em Chamas

Na França do século XVIII, Marianne (Noémie Merlant) é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

O longa de Céline Sciamma usa uma situação acima de tudo misteriosa, que é o acaso de apaixonar-se por alguém, com tudo o que tem de indizível e indecifrável, e tenta decodificar esse mistério num filme de intensa troca intelectual, sobre arte, olhar e representação.

Assista no streaming do Telecine.

Um Romance nas Entrelinhas

Na Londres dos anos 1920, a escritora inglesa Virginia Woolf alcançou o topo da literatura mundial moderna com seu emblemático romance ‘Mrs. Dalloway’, mas nada parece aplacar a escuridão que a atormenta. Os poemas e cartas de admiração de Vita Sackville-West dão início a um relacionamento que praticamente não é escondido do resto do mundo. Logo, Virginia fica encantada com Vita. Ela é tudo que Virginia não é – extrovertida, direta, dona de uma personalidade magnética e, nas palavras de Virginia, de um par de “pernas incríveis”.

O longa escreveu a peça que deu origem ao filme, que, por sua vez, tem como base as cartas reais entre as duas protagonistas. Essa é apenas uma das razões pelas quais o filme tem tudo para encantar os bibliófilos, porque o romance entre Vita e Virginia deu origem a um dos trabalhos mais conhecidos de Woolf: “Orlando: Uma Biografia”, hoje considerado um clássico da literatura feminista.

Assista no streaming do Telecine.

Experimente grátis!

Telecine é um hub completo de cinema. Joint venture da Globo e dos maiores estúdios de Hollywood, reúne mais de 2.000 filmes, dos mais variados gêneros, selecionados a partir de uma curadoria especializada e comprometida, que alia tecnologia e inovação para promover a melhor experiência. Pela internet, a plataforma de streaming é a única dedicada exclusivamente ao cinema. Lançamentos e clássicos de grandes estúdios de Hollywood, nacionais e do mercado independente compõem o acervo mais completo de filmes. Líder de audiência na TV paga no Brasil, reúne em seis canais lineares segmentados por gêneros as produções que o público quer ver. Pela internet ou na TV, Telecine proporciona o seu momento cinema quando e onde você quiser.

Experimente grátis!