_

INPE faz primeiro concurso de documentação de raios no país

Em meados de 1998, eu, um jovem cheio de sonhos, acompanhava uma chuva homérica em São Paulo. Tentei tirar fotos de vários raios com uma Pentax analógica, imaginando o momento em que os registros iriam aparecer no Jornal Nacional com a legenda “imagens: fotógrafo amador”. Mas quando eu revelei o filme, 24 fotos de um […]

Em meados de 1998, eu, um jovem cheio de sonhos, acompanhava uma chuva homérica em São Paulo. Tentei tirar fotos de vários raios com uma Pentax analógica, imaginando o momento em que os registros iriam aparecer no Jornal Nacional com a legenda “imagens: fotógrafo amador”. Mas quando eu revelei o filme, 24 fotos de um céu preto acabaram com minhas esperanças. Bem, a tecnologia evoluiu, qualquer uma anda com uma câmera no bolso e os raios continuam caindo. Então que tal participar do primeiro concurso de vídeos e fotos de raio do INPE?

O concurso foi criado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica, o ELAT, que faz parte do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Trata-se do primeiro concurso criado pelo instituto, e há uma boa explicação para isso: o Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo inteiro, com uma média respeitável de 60 milhões de cargas por ano. A ideia é documentar mais o fenômeno, de forma amadora e cotidiana, já que o número de registros e documentações ainda é baixo, apesar da medalha de ouro do país.

Os interessados poderão participar com registros em vídeo e foto, e o vencedor receberá passagem de ida e volta para o Rio de Janeiro, para acompanhar a XIV Conferência Internacional de Eletricidade Atmosférica (ICAE 2011), onde sua imagem ou vídeo vitorioso será exibido. É a primeira vez que a conferência — a principal sobre o assunto em esfera global — acontece no hemisfério sul. E caso você não vença, saiba que as imagens poderão ser utilizadas no primeiro documentário brasileiro sobre o tema, batizado de “Fragmentos de Paixão – Que Raio de História”, e que deve ser lançado em 2012. Ou seja, quando aquele pé d’água cair, pegue sua câmera e tente registrar o momento. Só não faça isso com um câmera analógica, ok?

As informações completas e o regulamento do concurso podem ser encontradas no site da ELAT — basta clicar em notícias e concursos. As imagens serão coletadas até o dia 30 de junho. [ELAT]

Sair da versão mobile