Instagram agora pede data de nascimento para entrar no aplicativo

Empresa alega buscar proteção de menores de 13 anos. Novo procedimento será percebido nos próximos acessos dos usuários. Veja como fica
Instagram vai virar um mercadão de venda de NFTs
Imagem: Pexels/Reprodução

O Instagram está obrigando seus usuários a fornecerem suas datas de nascimento para continuarem utilizando a rede social. A intenção é evitar que a plataforma seja utilizada por menores de 13 anos e melhorar o direcionamento de anúncios com base em idade.

O Instagram anunciou no ano passado que tornaria obrigatório o preenchimento da data de nascimento. Com isso, os usuários que ainda não preencheram, perceberão uma janela ao entrarem no app. E só poderão visualizar feed, stories e mensagens diretas após preencherem a data de nascimento.

“Antes de continuar usando o Instagram, você precisa fornecer sua data de nascimento, mesmo que esta conta seja para algo como uma empresa ou animal de estimação”, diz a mensagem oficial da rede social.

Outra justificativa da empresa é a proteção dos usuários mais jovens. Quando anunciou a obrigatoriedade do fornecimento da idade, o Instagram afirmou que restringiria o direcionamento de publicidade para menores de dezoito anos.

Na ocasião, ainda reconheceu que alguns usuários poderiam mentir a idade e estava trabalhando em ferramentas para detectar essas fraudes. Um dos recursos que o Instagram usará para realizar essa fiscalização é Inteligência Artificial para estimar a idade dos usuários e investigar outros sinais que possam denunciar a real idade.

No ano passado, a empresa planejava lançar uma versão infantil da rede social, focada em menores de treze anos, mas precisou recuar após o vazamento de documentos internos do Facebook, que revelaram que a empresa ignorou estudos internos que comprovaram que adolescentes têm a saúde mental afetada pelo Instagram.

“Embora defendamos a necessidade de desenvolver essa experiência [Instagram Kids], decidimos pausar o projeto. Isso nos dará tempo para trabalhar com pais, especialistas, legisladores e reguladores, para ouvir suas preocupações e demonstrar o valor e a importância para os adolescentes mais jovens que hoje estão online”, declarou Adam Mosseri, CEO do Instagram, em post no blog da plataforma.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas